Page 12 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 12
MATEMÁTICA
★ Senso Numérico;
★ Compreensão da necessidade dos números no nosso dia a dia;
★ Interpretação das diferentes funções do número como indicador
de quantidade;
★ Realizar cálculo mental e flexível, como, por exemplo: saber que o
número 534 pode ser decomposto em 500 + 30 + 4 (5 centenas, 3
dezenas e 4 unidades);
★ Realizar estimativas e usar pontos de referência;
★ Fazer inferências, como ao resolver cálculos e ser capaz de pensar
matematicamente: a soma de 187 + 53 pode ser 200 ou não?
★ Estabelecer relações matemáticas, como o conhecimento de que
3 x 4 = 4 x 3;
★ Características do Sistema de Numeração Decimal;
★ Compreensão do valor posicional de um algarismo determinado
pela posição que ele ocupa em um número;
★ Compreensão do princípio aditivo e o princípio multiplicativo de
nosso sistema de numeração. Exemplo: o número 382 pode ser
escrito como 300 + 80 + 2, ou ainda, 3 x 100 + 8 x 10 + 2 x1;
★ Ler, escrever, comparar e ordenar números até a ordem de
unidade de milhar com e sem o suporte da reta numérica;
★ Agrupar, compor e decompor quantidades em unidades de
milhar, centenas, dezenas e unidades.;
★ Sequências Numéricas;
★ Observar, descrever e construir sequências numéricas a partir de
um padrão estabelecido e de um número qualquer (ordem
crescente e decrescente);