Page 12 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 12

MATEMÁTICA




              ★     Senso Numérico;

              ★     Compreensão da necessidade dos números no nosso dia a dia;

              ★     Interpretação das diferentes funções do número como indicador

                    de quantidade;


              ★     Realizar cálculo mental e flexível, como, por exemplo: saber que o

                    número 534 pode ser decomposto em 500 + 30 + 4 (5 centenas, 3

                    dezenas e 4 unidades);

              ★     Realizar estimativas e usar pontos de referência;

              ★     Fazer inferências, como ao resolver cálculos e ser capaz de pensar

                    matematicamente: a soma de 187 + 53 pode ser 200 ou não?

              ★     Estabelecer relações matemáticas, como o conhecimento de que


                    3 x 4 = 4 x 3;

              ★     Características do Sistema de Numeração Decimal;

              ★     Compreensão do valor posicional de um algarismo determinado

                    pela posição que ele ocupa em um número;

              ★     Compreensão  do princípio aditivo e o princípio multiplicativo de

                    nosso sistema de numeração. Exemplo: o número 382 pode ser

                    escrito como 300 + 80 + 2, ou ainda, 3 x 100 + 8 x 10 + 2 x1;


              ★     Ler, escrever, comparar e ordenar números até a ordem de

                    unidade de milhar com e sem o suporte da reta numérica;

              ★     Agrupar, compor e decompor quantidades em unidades de

                    milhar, centenas, dezenas e unidades.;

              ★     Sequências Numéricas;


              ★     Observar, descrever e construir sequências numéricas a partir de
                    um padrão estabelecido e de um número qualquer (ordem


                    crescente e decrescente);
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17