Page 11 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 11
Matemática
➔ Senso Numérico
★ Compreensão da necessidade dos números no nosso dia a dia;
★ Interpretação das diferentes funções do número como indicador de
quantidade;
★ Realizar cálculo mental e flexível, como, por exemplo: saber que o
número 534 pode ser decomposto em 500 + 30 + 4 (5 centenas, 3
dezenas e 4 unidades);
★ Realizar estimativas e usar pontos de referência;
★ Fazer julgamentos quantitativos e inferências, como ao resolver
cálculos e ser capaz de pensar matematicamente: a soma de 187 +
53 pode ser 200 ou não?
★ Estabelecer relações matemáticas, como o conhecimento de que 3 x 4
= 4 x 3;
➔ Características do Sistema de Numeração Decimal
★ Compreensão do valor posicional de um algarismo determinado pela
posição que ele ocupa em um número, até a ordem da unidade de
milhar.
★ Compreensão do princípio aditivo e o princípio multiplicativo de nosso
sistema de numeração. Exemplo: o número 382 pode ser escrito como
300 + 80 + 2, ou ainda,
3 x 100 + 8 x 10 + 2 x1.
★ Ler, escrever, comparar e ordenar números até a ordem de unidade
de milhar com e sem o suporte da reta numérica.
★ Agrupar, compor e decompor quantidades em unidades de milhar,
centenas, dezenas e unidades.
➔ Sistema monetário;
➔ Medidas de capacidade e de tempo
★ Leitura de horas em relógios digitais e analógicos e a relação entre
horas e minutos.