Page 13 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 13

★      Aplicar a ideia de igualdade na escrita de diferentes sequências de

                  adição e subtração (2 + 5 = 7 e 5 + 2 = 7).





           ➔      Contagem

          ★     Realizar contagens a partir de diversos pontos de partida, em ordem

                crescente ou decrescente, e segundo diferentes agrupamentos.

           ➔      Ideias das operações fundamentais (juntar, acrescentar, retirar,

                  comparar, calcular a diferença, distribuir, adição de parcelas iguais).

                  Adição com trocas até a centena por meio de diferentes

                  procedimentos de cálculos (uso de material concreto - Material


                  Dourado e ábaco, algoritmo convencional - Q.V.L).

          ★     Calcular o resultado de subtrações que envolvam reagrupamentos de

                ordens.

          ★     Efetuar multiplicações por procedimentos pessoais e convencionais

                (Q.V.L).

           ➔      Resolução de Problemas (Reflexiva).

          ★     Ênfase na interpretação do texto e em procedimentos de resolução -


                analisar e compreender as informações dadas e as relações

                envolvidas, decidir sobre a melhor estratégia para chegar ao

                resultado, tomar decisões, argumentar, expressar-se e fazer registros,

                mobilizar informações adquiridas e procedimentos aprendidos,

                combiná-los na busca da resolução.


          ★     Elaboração e resolução de problemas de adição e subtração com os
                significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e


                completar quantidades.

           ➔      Tabuada / Cálculo Mental *
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18