Page 32 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 32

DISCIPLINA:  ESTUDO  DO  SER HUMANO CONTEMPORÂNEO - PROJETO DE
               VIDA

               PROFESSOR THALES MARTINS


                                                  OBJETIVO GERAL

                                           SER HUMANO EM SOCIEDADE


                                            OBJETIVOS E HABILIDADES


                    ●  Compreender  o  ser  humano  como  ‘ser  integral’,  com  suas  várias  dimensões  e
                        potencialidades a serem desenvolvidas em favor de si, dos demais e da humanidade;
                    ●  Desenvolver  a  capacidade  de  autoanálise  e  de  reconhecimento  dos  principais
                        elementos da história de vida em vista da elaboração do Projeto Pessoal de Vida;
                    ●  Valorizar  a  diversidade  de  saberes  e  vivências  culturais  e  apropriar-se  de
                        conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do
                        mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
                        projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
                    ●  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,
                        resiliência  e  determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,
                        democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


                1 TRI/2025  CONTEÚDOS

                a)             Apresentação da disciplina e seus objetivos.

                b)             Estudo  da  Campanha  da  Fraternidade  2025  –  Tema:  “Fraternidade  e
                               Ecologia Integral”. Lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

                c)             Mapear significados e contextos do Projeto de Vida

                d)             Sonhos em perspectiva


                e)             Escolhendo uma rota: vocação e profissão



                EIXO ESTRUTURANTE

                Processos criativos


                COMPETÊNCIAS GERAIS

                a) Pensamento científico, crítico e criativo

                b) Trabalho e Projeto de Vida
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37