Page 33 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 33

AVALIAÇÃO
           P1 = 6 pontos
           P2 = 12 pontos
           P = Total: 18 pontos
           O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.

           ADOS no total de 12 pontos serão distribuídas da seguinte forma:


            ADOS                             Valor      Critérios

            Participação                     2 pontos      ●  Pontualidade  na  entrega  de  atividades,
                                                               tarefas.
                                                           ●  Prontidão para o trabalho.
                                                           ●  Esclarecimento de dúvidas.
                                                           ●  Contribuições para os debates.
                                                           ●  Realização  das  atividades  (leitura,  registro
                                                               das aulas, material).

            Atividades - (tarefas, pesquisas,  7 pontos  Orientações serão dadas em aula.
            apresentações, trabalhos)

            Simulado                         3 pontos  Orientações serão dadas em aula.

           Objetivos gerais da Sociologia
           - Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
           - Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
           - Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos em diferentes vertentes teóricas.
           - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

           Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
           - Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
           - Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
           - Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.
           - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
           vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais e
           culturais, ambientais e culturais.
           - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
           ambientais  e  culturais  de  matrizes  conceituais  (gênero,  racismo,  diferença,  desigualdade  social,
           modernidade, cooperativismo/desenvolvimento, classe social, diversidade, etc.).
           -  Elaborar  hipóteses,  selecionar  evidências  e  compor  argumentos  relativos  a  processos  políticos,
           econômicos,  sociais,  ambientais,  culturais  e  epistemológicos  de  dados  e  informações  de  diversas
           naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, geográficos,
           gráficos, mapas, tabelas, tradições orais).
   28   29   30   31   32   33   34