Page 30 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 30
- Se faz para manutenção de saúde;
- Se faz somente por estética;
- Se faz exercícios por necessidade médica;
- Outras intencionalidade.
Após as entrevistas, vocês trarão alguém para dar um depoimento sobre o que a prática da
atividade física mudou em sua vida.
Cada grupo será responsável por elaborar uma aula de exercícios físicos e aplicar em quadra
para a classe, explicando a forma correta de execução e os músculos envolvidos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- JOGOS: Flag (variação do futebol americano); Bad Mington; Base quatro; Beisebol; Taco;
Peteca de time.
- GINÁSTICA: Desenvolver o condicionamento físico; entender os malefícios do
sedentarismo e demais fatores de riscos acarretados pela falta de atividade física e ser capaz
de gerar o autocuidado no ambiente de academia.
- JOGOS RECREATIVOS E BRINCADEIRAS: Queimadas: individual e de grupo; Vôlei
lençol com bolão; Queimada War; Vôlei resgate com 4 bolas; Malucobol em grupo (variação
do futsal).
- ESPORTES: Handebol; Voleibol, Futsal e basquetebol.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Estabelecer relações motoras que demonstrem a transferência de aprendizado nas diversas
situações de jogos e percebam essa desenvoltura corporal como um aprimoramento das suas
condutas motoras.
- Debater questões polêmicas de relevância corporal quanto à estética em detrimento a saúde.
Ao debater e analisar as situações, ser capaz de argumentar e defender sua opinião frente a
análise das pesquisas e embasamento científico.
- Usufruir dos momentos de lazer, valorizando o momento de integração e interação social
para o seu bem prazer e do grupo.
- Em atividades coletivas, ter autonomia de posicionar-se socialmente, promovendo o bem do
grupo.
- Posicionar-se criticamente em diversas visões de mundo quanto a questões: social e
econômica na cultura do esporte.
- Analisar os diálogos e processos de disputas imbuídos no esporte como interesse comum
(do grupo), pautados em princípios de valores, ética e respeito.
- Trabalhar a argumentação, negociar e defender ideias com embasamento científico, visando
a ética, o autocuidado e aprender e valorizar a atividade física incorporando-a no seu dia a
dia.
AVALIAÇÃO: As atividades serão postadas no Classroom com as datas disponíveis e serão
marcadas na agenda do aluno.