Page 33 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 33
8 – Qual a sua postura no convívio social? Você se incomoda com as diferenças de gênero
em situações do cotidiano, exemplos: no trabalho, roda de amigos, em praticar esportes etc.?
Conclusão:
Após a aplicação do questionário, vocês se juntarão em grupos mistos e farão uma reflexão
das respostas trazendo à realidade de vocês e criando 5 normativas, que achem interessantes,
para atenuar atitudes machistas na sala de aula e no ambiente da escola.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- JOGOS: Flag (variação do futebol americano); Base Quatro; Beisebol; Queimadas.
- Ginástica: Benefícios, excessos e prejuízos à saúde. A busca exagerada da beleza.
- JOGOS RECREATIVOS E BRINCADEIRAS: Queimadas: individual e de grupo; Vôlei
lençol com bolão; Queimada War; Vôlei resgate com 4 bolas; Malucobol em grupo (variação
do futsal).
- ESPORTES: Handebol, Voleibol, Futsal e Basquetebol.
- GINÁSTICA: Exercícios físicos de força e resistência.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional, para interagir
socialmente de modo a estabelecer relações de empatia, ética e respeito às diferenças.
- Analisar criticamente estereótipos e preconceitos do culto ao corpo, valorizando a busca da
beleza com foco na saúde, como consequência de hábitos saudáveis.
- Fruir e apreciar as manifestações da cultura corporal em grandes jogos, sendo capaz de atuar
em processos de criação autoral e ressignificar jogos convencionais;
- Ser capaz de formular propostas, intervir e tomar decisões de criar regras e ou situações, que
promovam o bem comum.
- Vivenciar os movimentos corporais imbuídos nos esportes, tentando superar seus limites
individuais e ser capaz de analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Ser participativo, colaborador e respeitar as regras;
- Respeitar os diferentes pontos de vista do grupo, quando acontecerem situações de conflito
perante as regras ou andamento do jogo;