Page 29 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 29
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: CRISTIANE
https://br.images.search.yahoo.com/search/images;_
Alunos da 2ª série do Ensino Médio
Sejam bem-vindos!!!
Um dos objetivos primordiais da Educação Física é que vocês realizem as atividades propostas de
forma consciente, crítica e incorporem essas práticas como hábito e estilo de vida!
Trabalharemos os conteúdos deste componente curricular de maneira mais aprofundada, ampliada
e sistematizada em relação ao ano anterior.
Lembrem-se:
A participação e o envolvimento serão fundamentais para que as atividades sejam prazerosas e
divertidas, para isso, será imprescindível a dedicação, organização e compromisso de vocês.
Trabalharemos neste 1º trimestre os seguintes eixos da Ed. Física: jogos, a ginástica, jogos
recreativos, alguns esportes e vivenciaremos alguns elementos do atletismo.
Nosso tema teórico do trimestre será voltado para: “Demanda energética – Qualidade de vida”.
O sono, a alimentação saudável, os exercícios físicos e o controle do stress são os pilares
fundamentais que, quando em equilíbrio, determinam uma qualidade de vida.
Entenderemos sobre demanda energética diária, necessária para um metabolismo basal; os
parâmetros para se ter um IMC adequado, evitando doenças futuras; ter o conhecimento sobre hipertrofia
e displasia celular e um conhecimento sobre os alimentos que nutrem.
Teremos algumas vivências do atletismo como experiência de uma prática que trabalha tanto os
componentes cardíacos, como a força muscular.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- JOGOS: Flag (variação do futebol americano), Base Quatro, Beisebol, Queimadas;
- Ginástica: Benefícios, excessos e prejuízos à saúde. A busca exagerada da beleza.
- JOGOS RECREATIVOS E BRINCADEIRAS: Queimadas: individual e de grupo; Vôlei lençol com
bolão; Queimada War; Vôlei resgate com 4 bolas; Malucobol em grupo (variação do futsal).
- ESPORTES: Handebol, Voleibol e Atletismo.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional, para interagir socialmente
de modo a estabelecer relações de empatia, ética e respeito às diferenças.