Page 36 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
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●  Estrutura e superestrutura, economia política, classe social, alienação, fetichismo da mercadoria,
                 valor de troca e valor de uso, mais-valia absoluta e relativa, ideologia.

          Atualidades e aplicação conceitual.

          AVALIAÇÃO
          P1 = 6 pontos
          P2 = 12 pontos
          P = Total: 18 pontos
          O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.

          ADOS no total de 12 pontos serão distribuídas da seguinte forma:

         ADOS           Valor       Critérios

         Participação   2 pontos    ●  Pontualidade na entrega de atividades, tarefas.
                                    ●  Prontidão para o trabalho.
                                    ●  Esclarecimento de dúvidas.
                                    ●  Contribuições para os debates.
                                    ●  Realização das atividades (leitura, registro das aulas, material).

         Atividades     7 pontos    Orientações serão dadas em aula.

         Simulado       3 pontos    Orientações serão dadas em aula.


         Objetivos gerais da Sociologia

         - Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
         - Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
         - Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos em diferentes vertentes teóricas.
         - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

         Habilidades específicas da disciplina neste trimestre

         - Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
         - Aplicar conceitos sociológicos para a compreensão da realidade social.
         - Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
         - Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso
         comum.
         - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
         vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais e
         culturais, ambientais e culturais.
         - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
         ambientais e culturais de matrizes conceituais (alienação, evolução, modernidade,
         cooperativismo/desenvolvimento, classe social, ideologia, desigualdade social, diversidade, etc.).
         - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos,
         econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e informações de diversas
         naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, geográficos,
         gráficos, mapas, tabelas, tradições orais).
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