Page 26 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 26
● Estudar e analisar a biografia de algumas mulheres e, também, sobre o futuro da tecnologia,
da Ciência e dos transportes.
● Descrever ou dar informação extra sobre pessoas, coisas ou lugares.
● Falar sobre tecnologia usada no dia a dia utilizando uma variedade de palavras, expressões e
phrasal verbs.
● Compreender textos escritos e orais sobre os prós e contras da tecnologia no dia a dia.
● Aumentar o repertório dos alunos acerca dos temas discutidos.
● Conhecer e utilizar palavras relacionadas a transporte, viagens e tecnologia do futuro.
● Conhecer e utilizar prefixos em alguns substantivos.
● Revisitar e aprofundar o estudo e uso dos tempos verbais do Passado e Futuro.
● Consolidar os verbos no tempo Presente.
● Conhecer exercícios de vestibulares renomados que apresentem questões sobre os temas
discutidos.
● Redigir um opinion essay.
CONTEÚDO
● Words connected with transport, travel and everyday technology
● Future forms (unit 3 - Future Continuous, Future Perfect simple and Future perfect Continuous)
● Prefixes
● Relative Clauses (unit 9)
● Reading: Driving – the future (article), Sentence Transformation
● Discussions & Reading: Elon Musk, Yuval Noah Harari, Renewable energy, Green technologies,
Sustainable living, Climate Crisis, AI
● Listening & Writing: Mark Zuckeberg and the Metaverse; Reducing transport and travel pollution;
Bionic bootS
● Writing: guided essay & opinion paragraphs
● Speaking: podcast; comparing & contrasting pictures
CONTEÚDO PROCEDIMENTAL
● Reconhecer texto, discurso, intertexto e interdiscurso.
● Observar a intertextualidade dos textos estudados e estabelecer uma relação entre os mesmos
além de relação com o repertório dos alunos.
● Localizar informações explícitas e inferir as implícitas, bem como identificar as informações
principais e secundárias.
● Praticar as técnicas de skimming e scanning que auxiliam a interpretação de texto.
● Analisar charges, posts e textos de gêneros diversos a fim aumentar vocabulário, estimular a
habilidade leitora e consolidar estruturas gramaticais.
● Ler sobre os assuntos atuais e que dialoguem com Literatura, História, Biologia e Tecnologia.
● Realizar exercícios de vestibulares do sudeste que abordem as estruturas gramaticais e temas
estudados no trimestre.
● Realizar exercícios de gramática, vocabulário e listening (escutar) do Conteúdo Conceitual.
● Discutir os assuntos propostos.
● Inferir vocabulário desconhecido pelo contexto.
● Participar de discussões utilizando argumentos sólidos.
● Comparar e contrastar imagens e textos.
● Escrever textos e preparar apresentação sobre os gêneros e assuntos propostos com coerência,
coesão, organização e demonstrando variedade de vocabulário e estruturas.
● Participar das atividades orais seguindo as propostas sem recorrer à Língua Portuguesa.