Page 19 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 19

DISCIPLINA: HISTÓRIA
               PROFESSORA ELAINE BUSO

                       Sejam muito bem-vindos ao Ensino Médio!
                    Este  é  um  momento  especial  de  crescimento  e  descobertas,  onde  cada  etapa  será  uma
               oportunidade de aprendizado e superação. Esperamos que este ano seja marcado por dedicação,
               conquistas  e  muitas  realizações.  Desejo  a  todos  um  ano  letivo  repleto  de  sucesso  e
               conhecimento!
                    Vamos  começar  esse  ano  estudando  História  Antiga.  O  estudo  da  História  Antiga  é
               fundamental  para  compreendermos  as  bases  das  sociedades  modernas,  suas  instituições  e
               valores. As civilizações antigas, como a egípcia, grega e romana, lançaram as fundações para
               conceitos que moldam o mundo atual, como a democracia, o direito, a filosofia e as artes.
                      Além  disso,  o  estudo  desse  período  ajuda  a entender  as  origens  de  práticas  culturais,
               religiosas e sociais ainda presentes, bem como os padrões de organização política e econômica
               que influenciam as sociedades contemporâneas. Refletir sobre os desafios e realizações das
               civilizações antigas também proporciona uma perspectiva crítica para analisar questões globais
               atuais, como governança, justiça social e sustentabilidade.
                      Os principais conceitos trabalhados neste trimestre são: propriedade privada, Democracia,
               Militarismo e Imperialismo.

               CONTEÚDO CONCEITUAL
               Capítulos do nosso livro:
               Capítulo 2 – O início da História Humana – O estudo da Pré-História / A Pré-História na
               América / Egito / Povos da Mesopotâmia / Hebreus / Persas / Fenícios/ Egito antigo
               Capítulo 3 – O Ocidente Clássico – Grécia Antiga / Período Helenístico / Roma Antiga.

               Habilidades e Competências desse trimestre
               -  Elaborar  hipóteses,  selecionar  e  compor  argumentos  relativos  a  processos  políticos,
               econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de
               dados e informações de diversas naturezas.
               - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e da formação de territórios.
               - Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando
               formas  de  desigualdade,  preconceito,  intolerância  e  discriminação  e  identificar  ações  que
               promovam os direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
               individuais.



               CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
               - Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
               - Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
               - Elaboração qualitativa das tarefas.
               - Leitura e interpretação de imagens.
               - Participação positiva em sala de aula.
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24