Page 19 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 19
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA ELAINE BUSO
Sejam muito bem-vindos ao Ensino Médio!
Este é um momento especial de crescimento e descobertas, onde cada etapa será uma
oportunidade de aprendizado e superação. Esperamos que este ano seja marcado por dedicação,
conquistas e muitas realizações. Desejo a todos um ano letivo repleto de sucesso e
conhecimento!
Vamos começar esse ano estudando História Antiga. O estudo da História Antiga é
fundamental para compreendermos as bases das sociedades modernas, suas instituições e
valores. As civilizações antigas, como a egípcia, grega e romana, lançaram as fundações para
conceitos que moldam o mundo atual, como a democracia, o direito, a filosofia e as artes.
Além disso, o estudo desse período ajuda a entender as origens de práticas culturais,
religiosas e sociais ainda presentes, bem como os padrões de organização política e econômica
que influenciam as sociedades contemporâneas. Refletir sobre os desafios e realizações das
civilizações antigas também proporciona uma perspectiva crítica para analisar questões globais
atuais, como governança, justiça social e sustentabilidade.
Os principais conceitos trabalhados neste trimestre são: propriedade privada, Democracia,
Militarismo e Imperialismo.
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 2 – O início da História Humana – O estudo da Pré-História / A Pré-História na
América / Egito / Povos da Mesopotâmia / Hebreus / Persas / Fenícios/ Egito antigo
Capítulo 3 – O Ocidente Clássico – Grécia Antiga / Período Helenístico / Roma Antiga.
Habilidades e Competências desse trimestre
- Elaborar hipóteses, selecionar e compor argumentos relativos a processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de
dados e informações de diversas naturezas.
- Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e da formação de territórios.
- Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação e identificar ações que
promovam os direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.
- Leitura e interpretação de imagens.
- Participação positiva em sala de aula.