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“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva” (BNCC, 2018).
Espero poder estimular a participação e a interação dos alunos
durante as aulas, utilizando recursos e linguagens digitais disponíveis
para enriquecer a prática pedagógica e compreender o aluno como
protagonista do processo de ensino e aprendizagem.
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
● O desenvolvimento da tecnologia na história da humanidade.
Atividades lúdicas com referência às tecnologias utilizadas pelo
homem.
● Escola 4.0, princípios básicos do mundo digital, introdução básica
da ciência da computação, armazenamento, preservação, formatos
e tipos de conteúdo.
● Desenvolvimento da linguagem da programação a partir da
facilitação do conceito em blocos:
➔ A HORA DO CÓDIGO - Iniciativa mundial de celebrar a ciência da
computação, começando com atividades de codificação de uma
hora de duração.
➔ SCRATCH - O Scratch é a maior comunidade do mundo de
programação para crianças e uma linguagem de programação
com uma interface visual simples, que permite que os jovens
criem histórias, jogos e animações digitais.