Page 40 - Previsão 5º ano - 1º Tri
P. 40

“Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e
              comunicação  de  forma  crítica,  significativa,  reflexiva  e  ética  nas
              diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,

              acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
              problemas  e  exercer  protagonismo  e  autoria  na  vida  pessoal  e

              coletiva” (BNCC, 2018).


                Espero  poder  estimular  a  participação  e  a  interação  dos  alunos
         durante  as  aulas,  utilizando  recursos  e  linguagens  digitais  disponíveis
         para  enriquecer  a  prática  pedagógica  e  compreender  o  aluno  como
         protagonista do processo de ensino e aprendizagem.



         1.   CONTEÚDOS CONCEITUAIS

           ●     O desenvolvimento da tecnologia na história da humanidade.

                Atividades lúdicas com referência às tecnologias utilizadas pelo
                homem.

           ●    Escola 4.0, princípios básicos do mundo digital, introdução básica
                da ciência da computação, armazenamento, preservação, formatos

                e tipos de conteúdo.
           ●    Desenvolvimento da linguagem da programação a partir da
                facilitação do conceito em blocos:



          ➔     A HORA DO CÓDIGO - Iniciativa mundial de celebrar a ciência da

                computação,  começando  com  atividades  de  codificação  de  uma
                hora de duração.
                 ➔     SCRATCH - O Scratch é a maior comunidade do mundo de

                       programação para crianças e uma linguagem de programação
                       com uma interface visual simples, que permite que os jovens

                       criem histórias, jogos e animações digitais.
   35   36   37   38   39   40   41   42   43