Page 37 - Previsão 5º ano - 1º Tri
P. 37

TIC’s




          “Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de

          informação  e  comunicação  de  forma  crítica,  significativa,
          reflexiva  e  ética  nas  diversas  práticas  sociais  (incluindo  as

          escolares)  para  se  comunicar,  acessar  e  disseminar
          informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
          exercer protagonismo  e  autoria  na  vida  pessoal  e  coletiva”

          (BNCC, 2018).


             Espero  poder  estimular  a  participação  e  a  interação  dos
     alunos  durante  as  aulas,  utilizando  recursos  e  linguagens
     digitais  disponíveis  para  enriquecer  a  prática  pedagógica  e
     compreender o aluno como protagonista do processo de ensino
     e aprendizagem.


     1.   CONTEÚDOS CONCEITUAIS


       ●      O desenvolvimento da tecnologia na história da

             humanidade. Atividades lúdicas com referência às
             tecnologias utilizadas pelo homem.

       ●     Escola 4.0, princípios básicos do mundo digital, introdução
             básica da ciência da computação, armazenamento,
             preservação, formatos e tipos de conteúdo.

       ●     Desenvolvimento da linguagem da programação a partir
             da facilitação do conceito em blocos:


      ➔      A  HORA  DO  CÓDIGO  -  Iniciativa  mundial  de  celebrar  a

             ciência  da  computação,  começando  com  atividades  de
             codificação de uma hora de duração.


             ➔      SCRATCH  -  O  Scratch  é  a  maior  comunidade  do
                    mundo  de  programação  para  crianças  e  uma

                    linguagem de programação com uma interface visual
                    simples, que permite que os jovens criem histórias,

                    jogos e animações digitais.
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42