Page 37 - Previsão 5º ano - 1º Tri
P. 37
TIC’s
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”
(BNCC, 2018).
Espero poder estimular a participação e a interação dos
alunos durante as aulas, utilizando recursos e linguagens
digitais disponíveis para enriquecer a prática pedagógica e
compreender o aluno como protagonista do processo de ensino
e aprendizagem.
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
● O desenvolvimento da tecnologia na história da
humanidade. Atividades lúdicas com referência às
tecnologias utilizadas pelo homem.
● Escola 4.0, princípios básicos do mundo digital, introdução
básica da ciência da computação, armazenamento,
preservação, formatos e tipos de conteúdo.
● Desenvolvimento da linguagem da programação a partir
da facilitação do conceito em blocos:
➔ A HORA DO CÓDIGO - Iniciativa mundial de celebrar a
ciência da computação, começando com atividades de
codificação de uma hora de duração.
➔ SCRATCH - O Scratch é a maior comunidade do
mundo de programação para crianças e uma
linguagem de programação com uma interface visual
simples, que permite que os jovens criem histórias,
jogos e animações digitais.