Page 36 - Previsão 5º ano - 1º Tri
P. 36
I-Conteúdos Conceituais
● Recordando nomes e funções de cada peça que compõem o kit
de robótica;
● Design de engenharia para elaboração dos protótipos;
● Socialização e compartilhamento de ideias para levantamento de
problemas e elaboração da resolução;
● Programação com sequência de comandos, loops (repetições) e
condicionais (se-então);
● Funções e ações dos sensores e motores na resolução de
problemas;
● Criatividade e inovação em projetos robóticos;
● Responsabilidade, cuidado, organização e zelo dos materiais de
uso comum da robótica;
● Nosso ambiente, nosso material, nossos colegas, nosso
mundo… “A caixa mágica” - Lego Spike Essential;
● Pensando diferente: O uso do Pensamento Lógico e
Computacional abordando brincadeiras que modificam a forma
de pensar relacionado ao pensamento lógico;
● Montagem de protótipos com a temática do Criações Originais
com peças do Kits da LEGO® SPIKE™ Essential.
II-Conteúdos Procedimentais
● Utilizar as diversos hardwares como blocos de encaixar,
rodas, pneus, engrenagens, conectores, eixos, alavancas,
manivelas, correias elásticas, polias, vigas, motores elétricos
e outros nos projetos;
● Elaborar projetos que contemplem os conceitos de estruturas
rígidas e ou flexíveis nos protótipos;
● Elencar os principais problemas e dividi-los para ter um olhar
mais amplo na resolução dos problemas;