Page 40 - Previsão 4º ano - 1º Tri
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Robótica
I-Conteúdos Conceituais
● Introdução da Robótica Educacional. Jogos e brincadeiras lúdicas
que iniciam uma reflexão sobre o homem e os robôs (a criança e o
robô) no mundo;
● Relembrando as possibilidades de robôs autônomos:
➔ Áreas de atuação: indústria, logística, agricultura e saúde,
otimizando processos e aumentando a eficiência;
➔ Conhecendo quais são as necessidades representadas nas
personagens do projeto Lego Educacional.
● Pensando diferente: o uso do Pensamento Computacional para
modificar a forma de pensar durante a construção do pensamento
lógico;
● Pensamento computacional na resolução de problemas com o
projeto “A Hora do Código";
● Mundo digital, comunicação, ferramentas digitais. A “brincadeira”
da programação com a linguagem de blocos;
● Montagem de protótipos com peças do Kits da LEGO® SPIKE™
Essential.
II-Conteúdos Procedimentais
● Aprendizagem ativa: os alunos serão protagonistas no processo de
ensino-aprendizagem.
● “Mão na massa”, construindo protótipos para solucionar problemas
com as peças do Kits da LEGO® SPIKE™ Essential;
● Envolvimento com suas experiências do cotidiano e da sua vida
prática, trazendo desafios e problemas para serem resolvidos;
● Uso do pensamento computacional e pensamento lógico com
exemplos simples e lúdicos do dia a dia;
● Passo a passo para a programação com a linguagem de blocos na
plataforma da Lego Educacional, dando movimento aos protótipos;
● Montagem dos protótipos e programação para solucionar os
problemas contidos nas histórias dos personagens.