Page 15 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 15

Geografia





                      Prof. Marcos







          Bem-vindas e bem-vindos ao Oitavo Ano!

          Paz e Bem!!

          Olá, pessoal, como vocês estão? Foram bem de férias? Renovaram as energias?
          Será um grande prazer trabalhar com vocês!!

          A Geografia do Oitavo Ano tem um significado muito especial. Ela amplia os nossos estudos
         para a escala global.
          Iniciaremos o ano com um levantamento dos principais fatos da atualidade no mundo. Iremos
         discutir, por exemplo, temas como o início do governo Trump (EUA); as mudanças climáticas e
         os  seus  efeitos;  a  COP  30;  as  guerras  da  Ucrânia  e  da  Palestina;  a  crise  humanitária  de
         imigrantes e refugiados; entre outros temas relevantes à Geografia.
          Em seguida, passaremos aos estudos temáticos globais, como demografia mundial, formação
         dos  Estados  Nacionais  e  o  número  de  países  atuais,  sistemas  econômicos,  organizações
         internacionais e regionalização mundial.



         O que vamos estudar?



            A Geografia do Oitavo Ano tem como objetivo principal compreender como o Mundo está
         organizado e estruturado do ponto de vista econômico, social, político e ambiental.

           ●    Organização Territorial Política: formação dos países.
           ●    Organizações Internacionais: ONU, OCDE, G20, BRICS, OTAN.
           ●    Sistemas Econômicos: Capitalismo, Socialismo.
           ●    Níveis de Desenvolvimento dos Países.
           ●    Regionalização Socioeconômica: IDH, PIB, FIB, Índice de Gini.
           ●    População Mundial.


         Como vamos estudar?


           Com a revolução digital, nenhuma geração teve tanto acesso às informações como a atual.
         Porém, apenas o acesso às informações não garante, necessariamente, uma boa formação do
         conhecimento. É importante que haja análise e senso crítico das informações, para desenvolver
         competências e habilidades básicas para uma boa formação pessoal. Para isso, pretendemos
         promover:

           ●    Análise e interpretação de textos.
           ●    Construção e leitura crítica de croquis, anamorfoses e mapas cartográficos.
           ●    Elaboração de mapas conceituais e esquemas de estudo.
           ●    Análise de imagens, como gráficos, tabelas, charges, infográficos, fotografias.
           ●    Debates críticos em sala de aula.
                                                                                                                 14
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20