Page 15 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 15
Geografia
Prof. Marcos
Bem-vindas e bem-vindos ao Oitavo Ano!
Paz e Bem!!
Olá, pessoal, como vocês estão? Foram bem de férias? Renovaram as energias?
Será um grande prazer trabalhar com vocês!!
A Geografia do Oitavo Ano tem um significado muito especial. Ela amplia os nossos estudos
para a escala global.
Iniciaremos o ano com um levantamento dos principais fatos da atualidade no mundo. Iremos
discutir, por exemplo, temas como o início do governo Trump (EUA); as mudanças climáticas e
os seus efeitos; a COP 30; as guerras da Ucrânia e da Palestina; a crise humanitária de
imigrantes e refugiados; entre outros temas relevantes à Geografia.
Em seguida, passaremos aos estudos temáticos globais, como demografia mundial, formação
dos Estados Nacionais e o número de países atuais, sistemas econômicos, organizações
internacionais e regionalização mundial.
O que vamos estudar?
A Geografia do Oitavo Ano tem como objetivo principal compreender como o Mundo está
organizado e estruturado do ponto de vista econômico, social, político e ambiental.
● Organização Territorial Política: formação dos países.
● Organizações Internacionais: ONU, OCDE, G20, BRICS, OTAN.
● Sistemas Econômicos: Capitalismo, Socialismo.
● Níveis de Desenvolvimento dos Países.
● Regionalização Socioeconômica: IDH, PIB, FIB, Índice de Gini.
● População Mundial.
Como vamos estudar?
Com a revolução digital, nenhuma geração teve tanto acesso às informações como a atual.
Porém, apenas o acesso às informações não garante, necessariamente, uma boa formação do
conhecimento. É importante que haja análise e senso crítico das informações, para desenvolver
competências e habilidades básicas para uma boa formação pessoal. Para isso, pretendemos
promover:
● Análise e interpretação de textos.
● Construção e leitura crítica de croquis, anamorfoses e mapas cartográficos.
● Elaboração de mapas conceituais e esquemas de estudo.
● Análise de imagens, como gráficos, tabelas, charges, infográficos, fotografias.
● Debates críticos em sala de aula.
14