Page 16 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 16

Materiais de estudo


             ●    Caderno: deverá ser utilizado em todas as aulas para
                  registro e organização dos conteúdos.
             ●    Fichas de atividades, textos e mapas.
             ●    Chromebook: deverá ser utilizado nas aulas para atividades e pesquisa.
             ●    Apresentação de slides, com ênfase nos fatos da atualidade.

               Em  relação  a  material  de  apoio,  se  houver  necessidade,  seguem  algumas  sugestões  de  livros
          didáticos de referência, de 2019 até mais recentes:
             ●    ARARIBÁ PLUS – 8º Ano – Geografia / obra coletiva. 5º ed. São Paulo: Moderna, 2019.
             ●    Vesentini, J. W. TELÁRIS GEOGRAFIA - 8º ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2019.
             ●    Rama, Angela. PANORAMAS GEOGRAFIA - 8º Ano. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2019.



          Que atitudes devemos ter?


            Uma das principais marcas do  Colégio Santa Clara é o respeito e o cuidado que existe
          entre  as  pessoas  da  comunidade  escolar.  A  formação  do  aluno  vai  muito  além  da
          aprendizagem acadêmica. É uma formação integral, que visa principalmente formar o caráter.
          Nesse sentido, devemos pôr em prática diariamente valores como:
             ●    Respeito.
             ●    Empatia.
             ●    Solidariedade.
             ●    Cooperação.
             ●    Generosidade.
             Em relação à formação acadêmica, é importante que haja:

             ●    Organização de estudo e registro da matéria.
             ●    Participação, foco e interesse pelas aulas.
             ●    Senso crítico.
             ●    Colaboração e respeito às diversidades.
             ●    Uso adequado da linguagem e o respeito à norma culta.

            Obs. A utilização de um calendário mensal (planner) poderá ajudar muito na organização de estudo.




          Objetivos e expectativas de aprendizagem


          Para aprendermos da melhor forma possível, serão necessárias algumas atitudes como:

             ●    Rediscutir os principais temas da atualidade, pertinentes à Geografia.
             ●    Analisar as transformações demográficas mundiais a partir de gráficos e mapas.
             ●    Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas mundiais.
             ●    Compreender e avaliar os fatores que levam à desigualdade mundial.

             ●    Identificar e compreender os diferentes critérios de regionalização do espaço
                  mundial.
             ●    Classificar regiões e países a partir de índices socioeconômicos: IDH, PIB, Gini.



                                                                                                                 15
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21