Page 11 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 11
Tudo aquilo que discutiremos durante as nossas aulas será transformado
PROCESSO E AVALIAÇÃO
em registro. O livro digital de ciências trará os conteúdos que trabalharemos
durante o ano, as indicações dos registros direcionados, pautas,
levantamento dos conhecimentos prévios da turma ou conceitos
sistematizados, além das conclusões. Entretanto, aquilo que for discutido em
aula, o que for falado ou construído coletivamente, deverá fazer parte do seu
registro no caderno, o que chamamos de anotações livres. Suas anotações
serão avaliadas por trimestre.
Para acompanhar as aulas teremos as atividades das nossas sequências
didáticas. As atividades serão sempre feitas em aula e ao final de cada dia,
você será avaliado se conseguiu cumpri-las de forma plenamente satisfatória,
satisfatoriamente ou se deixou em branco ou produziu muito pouco; o que
também será avaliado. Mas mais importante do que a sua nota será o fato de
que suas atividades servirão de percurso da sua aprendizagem. Tudo aquilo
que for discutido, respondido e revisado poderá te clarear sobre o que é
necessário compreender de cada etapa da aprendizagem e quais ideias
deverão ser renovadas.
Uma grande mudança que teremos para o 8o ano é a nossa constância
nas atividades no laboratório. No primeiro trimestre teremos pelo menos dois
momentos na sequência de revisão, dois experimentos na sequência da
análise alimentar. Já no segundo trimestre, logo de cara, realizaremos 5
experimentos sobre o sistema digestório, para complementar o nosso
entendimento sobre a nutrição humana. E se você pensou no laboratório,
lembrou que o jaleco é obrigatório e seu uso será uma das medidas da sua
participação. Os experimentos são fundamentais para que você possa
compreender os conteúdos conceituais, então, não perca as aulas e se por
um acaso acontecer, procure seus colegas, veja as anotações do livro digital,
faça as atividades que tiver perdido para retomar e acompanhar a turma.
Uma outra mudança da forma como teremos as aulas de ciências será o
conhecimento a partir daquilo que você já sabe sobre os assuntos para
depois, construirmos novas ideias. Nesse sentido, o respeito às ideias dos
demais estudantes da classe será fundamental. Teremos momentos em que
cada um vai compreender e justificar os acontecimentos sob outro ponto de
vista e será importantíssimo que você respeite as diferenças antes das
nossas conclusões conceituais.
Está preparado para a nossa jornada de conhecimento?
ADOS (atividades diversificadas e observação sistematizada)
- realização das atividades (4,0);
- atividade da análise alimentar (4,0);
- caderno (2,0);
- entrega das atividades do dia a dia (4,0);
- participação nas aulas (2,0).
10