Page 35 - Previsão 4º ano - 1º Tri
P. 35
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018).
Espero poder estimular a participação e a interação dos alunos
durante as aulas, utilizando recursos e linguagens digitais disponíveis
para enriquecer a prática pedagógica e compreender o aluno como
protagonista do processo de ensino e aprendizagem.
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
❖ Desenvolvimento de atividades lúdicas que agregam
significado e sentido ao conhecimento sobre o conceito de
tecnologia na história da humanidade.
❖ Introdução sobre o pensamento digital, armazenamento,
preservação, formatos e tipos de conteúdo.
❖ Desenvolvimento do pensamento computacional e as
tecnologias digitais.
❖ Pensamento computacional a partir da facilitação do
conceito em blocos:
1. Programa de desenvolvimento através da atividades
com “A HORA DO CÓDIGO” - iniciativa mundial de
celebrar a ciência da computação, começando com
atividades de codificação de uma hora de duração.
■ Programando com Menicraft.
■ Instruções para pintura digital, formas e cores.