Page 13 - Matemática em HQ - 6º e 7º ano - 2019
P. 13

“A MATEMÁTICA DE MALBA TAHAN EM QUADRINHOS”


               O trabalho “A Matemática de Malba Tahan em Quadrinhos” teve como

        objetivo  desenvolver  não  apenas  a  leitura  e  a  interpretação  de  problemas,
        mas a competência escritora dos alunos!


                                         Compreendendo o problema


               Na primeira etapa, organizamos os alunos em grupos para resolverem
        problemas retirados do livro “O  Homem que Calculava”, do professor Júlio

        Cesar. Cada grupo recebeu um trecho do livro com o problema. Os alunos

        deveriam solucionar o problema definido para cada equipe.

                              A primeira versão da História em Quadrinhos


               Após resolverem o problema, cada aluno da equipe deveria criar a sua

        versão da história em quadrinhos. O objetivo dessa versão era que todos os
        alunos se envolvessem com o trabalho e incentivar a produção autoral dos

        alunos.  A  HQ  deveria  apresentar  o  problema  e  sua  resolução.  Os  alunos

        foram  incentivados  a  adaptarem  a  história  do  problema  aos  dias  atuais,
        apenas mantendo os dados numéricos do livro.


                              A segunda versão da História em Quadrinhos


               Após as recomendações sugeridas pelas professoras, os integrantes de
        cada  grupo  se  reuniram  para  dar  continuidade  a  uma  das  versões

        apresentadas  na  primeira  versão  ou  criar  uma  nova  versão  em  história  em

        quadrinhos para o problema.





























                                                                                                               13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18