Page 13 - Matemática em HQ - 6º e 7º ano - 2019
P. 13
“A MATEMÁTICA DE MALBA TAHAN EM QUADRINHOS”
O trabalho “A Matemática de Malba Tahan em Quadrinhos” teve como
objetivo desenvolver não apenas a leitura e a interpretação de problemas,
mas a competência escritora dos alunos!
Compreendendo o problema
Na primeira etapa, organizamos os alunos em grupos para resolverem
problemas retirados do livro “O Homem que Calculava”, do professor Júlio
Cesar. Cada grupo recebeu um trecho do livro com o problema. Os alunos
deveriam solucionar o problema definido para cada equipe.
A primeira versão da História em Quadrinhos
Após resolverem o problema, cada aluno da equipe deveria criar a sua
versão da história em quadrinhos. O objetivo dessa versão era que todos os
alunos se envolvessem com o trabalho e incentivar a produção autoral dos
alunos. A HQ deveria apresentar o problema e sua resolução. Os alunos
foram incentivados a adaptarem a história do problema aos dias atuais,
apenas mantendo os dados numéricos do livro.
A segunda versão da História em Quadrinhos
Após as recomendações sugeridas pelas professoras, os integrantes de
cada grupo se reuniram para dar continuidade a uma das versões
apresentadas na primeira versão ou criar uma nova versão em história em
quadrinhos para o problema.
13