Page 12 - Matemática em HQ - 6º e 7º ano - 2019
P. 12
É importante, contudo, salientar que tais habilidades e
conhecimentos precisam ser tomados como objeto de ensino. Ou
seja, é necessário ensinar a ler problemas, criar situações de
aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a
competência leitora, construir conhecimentos matemáticos e
relacioná-los nas tentativas de resolver o problema, respondendo ao
objetivo desse ato de leitura. Não se espera, portanto, que as
crianças, apenas por serem alfabetizadas, sejam capazes de ler e
resolver problemas, mas que tenham oportunidade de avançar nessa
leitura, construindo aprendizagens com autonomia.
Há muitas intervenções didáticas que podemos utilizar para
auxiliar os alunos a ler e a interpretar problemas.
O trabalho com História em Quadrinhos, a leitura dos trechos do
livro O Homem que Calculava, a Olimpíada Canguru da Matemática
são alguns exemplos de estratégias que utilizamos com os alunos
nas aulas de Matemática I e II durante o ano.
12