Page 12 - Matemática em HQ - 6º e 7º ano - 2019
P. 12

É  importante,  contudo,  salientar  que  tais  habilidades  e

        conhecimentos  precisam  ser  tomados  como  objeto  de  ensino.  Ou
        seja,  é  necessário  ensinar  a  ler  problemas,  criar  situações  de

        aprendizagem  nas  quais  os  estudantes  possam  desenvolver  a

        competência  leitora,  construir  conhecimentos  matemáticos  e

        relacioná-los nas tentativas de resolver o problema, respondendo ao
        objetivo  desse  ato  de  leitura.  Não  se  espera,  portanto,  que  as

        crianças,  apenas  por  serem  alfabetizadas,  sejam  capazes  de  ler  e

        resolver problemas, mas que tenham oportunidade de avançar nessa

        leitura, construindo aprendizagens com autonomia.


               Há  muitas  intervenções  didáticas  que  podemos  utilizar  para
        auxiliar os alunos a ler e a interpretar problemas.


               O trabalho com História em Quadrinhos, a leitura dos trechos do


        livro O Homem que Calculava, a Olimpíada Canguru da Matemática
        são  alguns  exemplos  de  estratégias  que  utilizamos  com  os  alunos

        nas aulas de Matemática I e II durante o ano.


























                                                                                                               12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17