Page 11 - Matemática em HQ - 6º e 7º ano - 2019
P. 11
O letramento matemático: desenvolvendo as competências leitora e
escritora nas aulas de Matemática com o gênero História em
Quadrinhos
Os enunciados matemáticos são gêneros textuais com seu estilo
próprio de escrita e estrutura. A característica dos textos
matemáticos presentes nos livros didáticos os distingue dos demais
textos escolares e são socialmente reconhecidos pela comunidade
escolar.
Cabe a nós compreender como os enunciados matemáticos se
configuram como mais um gênero a ser aprendido pelos alunos.
Afinal de contas, a tarefa de formar leitores e escritores
competentes não se restringe apenas à área de Língua Portuguesa.
Segundo as pesquisadoras SMOLE E DINIZ (2001), muitas das
dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas de
Matemática estão ligadas à ausência de um trabalho pedagógico
específico com o gênero de texto matemático nas próprias aulas da
disciplina.
Na leitura de qualquer gênero textual, o leitor se relaciona com
o texto a partir das suas experiências pessoais e emoções. O leitor
de um enunciado matemático tem uma intencionalidade, resolver o
problema proposto.
Assim, não basta ler e compreender o enunciado do problema,
o leitor deve construir sentido naquilo que leu a partir da
mobilização de conhecimentos prévios, realizar inferências para
elaborar estratégias de como resolver o problema. Em outras
palavras, a resolução de problemas requer uma fusão entre
habilidades de leitura e conhecimentos matemáticos específicos.
11