Page 31 - Previsão 2ª serie E.M. - 3º Tri
P. 31

Eixos estruturantes trabalhados no trimestre: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural,
       processos criativos.

       ADOS no total de 16 pontos serão distribuídas da seguinte forma:

       ADOS                        Valor                       Critérios


       Participação                3 pontos                    -       Pontualidade  na entrega de atividades,
                                                               tarefas.
                                                               -       Prontidão para o trabalho.
                                                               -       Esclarecimento de dúvidas.
                                                               -       Contribuições para os debates.
                                                               -       Realização  das  atividades  (leitura,
                                                               registro das aulas, material).


       Atividades    -    Google  4 pontos                     Orientações serão dadas em aula.
       Classroom


       SAP    -   Projeto   Feira  6 pontos                    Orientações serão dadas em aula.
       Cultural 2025

       Simulado                    3 pontos                    Orientações serão dadas em aula.


       Objetivos gerais da Sociologia
       - Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
       - Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
       - Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos em diferentes vertentes teóricas.
       - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

       Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
       - Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
       - Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
       - Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.
       - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à
       compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais e culturais,
       ambientais e culturais.
       - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
       ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
       cooperativismo/desenvolvimento, classe social, diversidade etc.).
       - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos,
       sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e informações de diversas naturezas (expressões,
       artísticas, textos filosóficos e sociológico, documentos históricos, geográficos, gráficos, mapas, tabelas,
       tradições orais).
   26   27   28   29   30   31   32