Page 6 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 6
Matemática 1
Finalmente chegamos ao terceiro trimestre!!! No segundo trimestre, iniciamos um período que muitos
consideram uma nova “alfabetização” em Matemática: a Álgebra! Atribui-se o início da Álgebra ao
matemático Al Khwarizmi. Você sabia que a palavra Álgebra deriva do título de um dos livros dele: O
Al-jabor we mukabala, que significa aproximadamente restaurando o equilíbrio. O livro tratava de equações,
e o título refere-se à ideia de imaginar uma equação como balança em equilíbrio. Lembram da balança da
professora Luciane?
Vamos dar continuidade ao estudo de
equações iniciado no segundo trimestre,
aprofundando com resoluções de
situações-problema com equações.
Vamos estudar outro importante tema da Matemática: as proporções. Em situações tão diferentes
como: a importância da velocidade média para um piloto garantir a vitória em uma corrida de Fórmula 1, o
prazo para o término da construção de uma casa relacionado ao número de trabalhadores da obra,
encontramos aplicações de razões e proporções. O estudo de grandezas é encontrado em assuntos que do
no nosso dia-a-dia, como: velocidade média, escala; consumo médio e densidade.
Muito já ouviram falar da “regra de três” este é o modo comum de se referir à um tema de proporções
quando conhecemos três termos de uma proporção. Neste trimestre, você vai aprender esta aplicação de
proporção como recurso na resolução de diversos problemas, inclusive de porcentagem e juros. Você
também vai aprender outra aplicação de porcentagem para o cálculo da probabilidade de ocorrência de
evento simples.
Vamos fazer a “Aula Canguru”. Uma vez por mês vamo fazer atividades Canguru Experience para
aprender cada vez mais a Matemática de forma desafiadora e divertida!
As informações estatísticas estão presentes em todos os cenários da sociedade seja político, social ou
econômico. O uso dos dados interfere no processo de tomada de decisões e a escola exerce um papel
importante na formação do cidadão crítico. Para contribuir com o desenvolvimento do olhar crítico sobre esses
tipos de informações, vamos desenvolver várias atividades de análise de gráficos e tabelas em dois eixos
temáticos: no contexto das Eleições Municipais que ocorrerão este ano e, também em relação ao estudo do
meio de Paraty.
A participação de Matemática 1 no estudo do meio tem
como objetivo orientar os alunos a utilizar conhecimentos
matemáticos para compreender os diversos aspectos das
comunidades e os locais visitados e sensibilizar os alunos quanto a
desigualdade social vivenciada pelas comunidades visitadas e
como essas populações sofreram com a colonização (comunidades
indígenas), escravidão (quilombos) e urbanização (caiçaras
ribeirinhos).
6
Vamos fazer a “Aula Canguru”. Uma vez por mês vamos fazer atividades Canguru Experience para
aprender cada vez mais a Matemática de forma desafiadora e divertida!