Page 3 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 3

Produção Textual


                 Neste trimestre, o foco é a produção do gênero crônica-reportagem e poema.
                 E como será desenvolvido este trabalho? Estejam atentos a cada passo.


                   1.   Cada  produção  terá  um  planejamento  que  deverá  ser  seguido  com
                        atenção, escrito em sala e entregue durante as aulas destinadas para a
                        P1.


                   2.   A primeira versão do texto será feita durante as aulas, após a devolutiva
                        da P1 e as correções feitas pela professora, numa aula preparada a partir
                        das  dificuldades  observadas  nas  produções  do  planejamento.
                        Finalmente,  depois  de    corrigida  a  primeira  versão,    vocês    farão  a
                        segunda versão.


                   3.   A versão final do texto será compartilhada com os colegas.






               Quais  as  principais  habilidades  (procedimentos)  que
               iremos desenvolver?





                  ●    Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da
                       língua escrita.


                  ●    Pontuar  textos  adequadamente,  compreendendo  a  prosódia  (acentuação)
                       da língua escrita e a intencionalidade dos textos.

                  ●    Utilizar,  ao  produzir  texto,  recursos  de  coesão  referencial  (lexical  e
                       pronominal)  e  sequencial  como  forma  de  garantir  a  progressão  textual  e
                       evitar repetição de elementos linguísticos.


                  ●    Analisar  os  efeitos  de  sentido  do  uso  de  figuras  de  linguagem,  como
                       comparação e metáfora, como parte do processo de compreensão do uso
                       desses recursos em diferentes gêneros discursivos.


                  ●    Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o
                       de  preconceito  linguístico  para  respeitar  e  valorizar  a  dinamicidade
                       linguística como inerente das línguas humanas.




















                                                                                                                    3
   1   2   3   4   5   6   7   8