Page 3 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 3
Alguns spoilers…
Museu da Pessoa - Vidas em Cordel Lançamentos do nosso livro
Terminaremos a
publicação do livro com
os criativos contos de
morte lograda que
vocês escreveram, com
ilustrações ao estilo Tim
Burton. Faremos um
Terminaremos de construir nossa própria lindo lançamento na
galeria de histórias de vida de pessoas Feira do Livro do
importantes do cotidiano do nosso Colégio!
Colégio. Parabéns,
Ansiosa para ver o resultado dos trabalhos escritores!!
dos cordelistas do sexto ano!
Hora da aventura!
Quem aí gosta de aventura? Você já deve ter assistido a muitos
filmes repletos de aventura, não é mesmo? Neste trimestre, vocês
descobrirão as origens da literatura ocidental escrita, os seus primeiros
textos narrativos de que se tem registro e onde nasceram. Nessa viagem
pelas NARRATIVAS DE AVENTURA, leremos, por exemplo, trechos do
livro Odisseia, em sua versão contada pela escritora Ruth Rocha. Depois,
partiremos para narrativas mais modernas, conhecendo personagens
como Robinson Crusoé e Gulliver.
Vamos observar como estamos nos saindo em
habilidades (procedimentos) desenvolvidos no 6º ano?
Indique quais tópicos você considera que são seus pontos fortes e quais
você acredita que ainda precisa desenvolver.
● diferenciar as informações explícitas e implícitas em um texto;
● realizar inferências (conclusões) a partir de informações explícitas e implícitas de um texto;
● estabelecer relações entre informações verbais e não verbais;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais orais, como seminário e
declamação;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais escritos, como o cordel e
narrativas biográficos;
● ler atentamente os enunciados e identificar suas partes para compreendê-los efetivamente;
● elaborar respostas com ideias completas, começando sempre com uma contextualização;
● realizar anotações sobre conceitos aprendidos;
● empregar adequadamente a norma-padrão da língua, assim como as normas de escrita
relacionadas ao espaço ocupado pelo texto (linhas e margens);
● escrever com uma caligrafia legível e com o traçado das letras respeitando o padrão
cursivo;
● planejar, elaborar e revisar seus próprios textos, monitorando o seu ato de escrever;
● refletir sobre os usos de uma língua e reconhecer seu papel social.
3