Page 8 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 8

Matemática 2





               Vamos  iniciar  o  2º  trimestre,  mas  antes  eu  gostaria  de  agradecer  a  participação  e
        dedicação de vocês no trimestre anterior. O empenho nas lições e na entrega das atividades em
        dia,  além  de  estarem  sempre  com  o  material  organizado  e  pronto  para  o  uso,  faz  com  que  o
        desenvolvimento e o aprendizado de vocês seja muito melhor.
               Conto  com  vocês  para  continuar  mantendo  o  caderno  sempre  em  ordem,  organizado  e
        com as lições em dia!
               No  1°  trimestre,  nós  aprendemos  muitos  conceitos  sobre  ângulos,  como:  ângulos
        complementares, suplementares, opostos pelo vértice, construir a bissetriz de um ângulo, ângulos
        entre  retas  paralelas  interceptadas  por  uma  transversal  e  operações  com  ângulos  em  graus,
        minutos e segundos. Também iniciamos o estudo sobre grandezas e medidas, mas como esse
        assunto é bem amplo, continuaremos a trabalhar com ele no 2° trimestre. É muito bom ter novos
        aprendizados  e  envolvê-los  com  o  nosso  dia  a  dia.  Vocês  estão  prontos  para  os  novos
        aprendizados?
               Nós  também  trabalharemos  com  o  consumo  consciente  voltado  à  Ecologia  Integral,
        conectado com a matemática financeira e o uso de gráficos, em parceria com Mat1 e TICs.

                                    Quais conceitos aprenderemos? Por quê?


          ●    Medidas de comprimento, tempo, massa, volume e capacidade: Reconhecer os
               múltiplos e submúltiplos de cada unidade de medida e compreender como elas
               se relacionam. Resolver e elaborar problemas envolvendo grandezas e medidas,
               transformando-as quando necessário.


          ●    Polígonos: Reconhecer polígonos e seus elementos, distinguir polígonos
               convexos de não convexos e caracterizar polígonos regulares. Estabelecer
               relações entre ângulos internos e externos de polígonos.


          ●    Triângulos: Classificar os triângulos em relação às medidas dos lados e
               dos ângulos. Construir triângulos. Verificar a condição de existência e a
               relação entre os ângulos internos do triângulo.

          ●    Círculos e circunferências: Construir circunferências com o compasso.
               Distinguir os conceitos entre circunferência e círculo. Estabelecer a
               razão entre a medida da circunferência e o seu diâmetro.












                                                   Procedimentos


          ●    Compartilhar resoluções e diferentes formas de pensar.
          ●    Usar uma linguagem matemática clara e organizada.
          ●    Fazer mapas mentais ou registros bem organizados contribui para o momento de estudo.
          ●    Levantar hipóteses, fazer previsões, comparações, estimativas e conclusões.
          ●    Aprofundar a leitura e a escrita matemáticas.
                                                                                                                    8
          ●    Registrar o raciocínio na resolução de problemas, justificando as etapas desenvolvidas.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13