Page 3 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 3

Produção Textual


                 Neste trimestre, o foco é a produção dos gêneros notícia e carta pessoal.
                 E  como  será  desenvolvido  este  trabalho?  Os  procedimentos  a  seguir  valerão
                 para todo o ano letivo. Por isso, estejam atentos a cada passo.


                   1.   Cada  produção  terá  um  planejamento  que  deverá  ser  seguido  com
                        atenção, escrito em sala e entregue durante as aulas destinadas para a
                        P1.


                   2.   A primeira versão do texto será feita durante as aulas, após a devolutiva
                        da P1 e as correções feitas pela professora, numa aula preparada a partir
                        das  dificuldades  observadas  nas  produções  do  planejamento.
                        Finalmente,  depois  de    corrigida  a  primeira  versão,    vocês    farão  a
                        segunda versão.


                   3.   A versão final do texto será compartilhada com os colegas.






              Quais  as  principais  habilidades  (procedimentos)  que

              iremos desenvolver?

                 ●    Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às
                      convenções da língua escrita.

                 ●    Pontuar textos adequadamente, compreendendo a prosódia
                      (acentuação)  da  língua  escrita  e  a  intencionalidade  dos
                      textos.
                 ●    Utilizar  ao  produzir  texto,  recursos  de  coesão  referencial
                      (lexical e pronominal) e sequencial, como forma de garantir a

                      progressão  textual  e  evitar  repetição  de  elementos
                      linguísticos.
                 ●    Analisar  os  efeitos  de  sentido  do  uso  de  figuras  de

                      linguagem,  como  comparação  e  metáfora  como  parte  do
                      processo  de  compreensão  do  uso  desses  recursos  em
                      diferentes gêneros discursivos.
                 ●    Reconhecer  as  variedades  da  língua  falada,  o  conceito  de
                      norma-padrão e o de preconceito linguístico, para respeitar e

                      valorizar  a  dinamicidade  linguística  como  inerente  das
                      línguas humanas.











                                                                                                                    3
   1   2   3   4   5   6   7   8