Page 13 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 13

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS



                Atenção às maneiras pelas quais iremos estudamos os conteúdos conceituais. Vejamos
         os procedimentos:

                Fichamentos - Os fichamentos são o ponto de partida para a nossa conversa sobre os
         textos.  Constituem  um  excelente  caminho  para  a  boa  compreensão  dos  textos  de  História.
         Continue  a  elaborar  o  glossário  de  cada  texto.  Vocês  perceberam  que,  no  momento  da
         conversa (após os fichamentos), foi bem mais fácil saber ouvir e falar após a investigação em
         dicionários. Vocês podem acrescentar suas reflexões ao fim de cada fichamento. Separe-as de
         modo a saber diferenciar as ideias do autor lido e as suas próprias ideias. Os complementos

         também continuam no segundo trimestre. Caprichem nas coletas de informações na internet,
         que contribuem para discussões mais interessantes.

                Anotações  dirigidas  -  Há  momentos  em  que  eu  falo  mais  devagar  e  repito,  várias
         vezes,  as  mesmas  ideias.  Vocês  já  sabem  que  é  hora  de  anotar.  Estou  “dirigindo”  o
         pensamento  de  vocês  para  que  elaborem,  com  autonomia,  os  seus  registros.  Além  disso,
         teremos os registros iguais para todos.


                Anotações  livres  - As  anotações  livres  são  os  registros  elaborados  no  caderno  com
         base  nas  explicações  orais. Aproveitem  os  momentos  de  silêncio,  após  uma  sequência  de
         explicações,  para  praticar  tal  procedimento.  Como  devem  ter  percebido,  é  preciso  ter
         concentração  para  desenvolver  as  anotações  livres.  Sejam  autores  criativos.  Para  isso,  é
         preciso  empenho  (e  até  certa  coragem)  para  escrever  com  independência.  Fique  seguro
         quanto  à  execução  dos  registros  de  ideias  mais  importantes,  pois  eles  são  realizados  nas
         anotações dirigidas. Mas você está livre para escrevê-las e, depois, comparar com o que eu
         escrevi.

                Reanotações - Ao elaborar as anotações dirigidas e livres, relembre que você estará
         reanotando o que escreveu no fichamento, já que, nas minhas explicações e na dos alunos,

         são fornecidas outras informações e reflexões. Ou seja, reanotar significa reelaborar registros
         já  realizados,  acrescentando  novos  elementos.  Fique  preparado  para  reanotações  da  sua
         produção  escrita  durante  o  Estudo  do  Meio.  Nesse  processo,  novas  informações  serão
         acrescidas a partir de investigações na internet.

                Produção  de  respostas  -  A  revisão  no  Google  Classroom  precisa  ser  “visitada”  em
         vários momentos do ano para você estudar como elaborar respostas. Procure sempre distribuir
         as ideias em parágrafos e elaborar introdução, desenvolvimento e fechamento. Uma resposta é
         um texto: não se esqueçam disso! O leitor nada sabe sobre o que estudamos, os textos das
         provas e os enunciados. Explique tudo para ele e capriche nos detalhes.


                Ateliê de pesquisa - As reanotações serão propostas, principalmente, durante as aulas
         que  se  intitulam  Ateliê  de  pesquisas  e  ocorrem  em  toda  a  última  aula  da  cada  semana.
         Pesquisar não é só consultar e copiar informações de sites. Isso é apenas uma pequena parte
         da trajetória de qualquer investigação. Teremos contato com fontes diferenciadas e publicadas
         em diferentes suportes (virtuais e impressos) e os resultados também serão variados. Como já
         vimos, uma das partes de nosso trabalho será ligada ao Estudo do Meio.
                                                                                                                 13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18