Page 17 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 17

Materiais de estudo


            ●    Caderno: deverá ser utilizado em todas as aulas para
                 registro e organização dos conteúdos.
            ●    Fichas de atividades, textos e mapas.
            ●    Chromebook: deverá ser utilizado nas aulas para atividades e pesquisa.
            ●    Apresentação de slides, com ênfase nos fatos da atualidade.
             Em relação a material de apoio, se houver necessidade, seguem algumas sugestões de livros
          didáticos de referência, de 2019 até mais recentes:
            ●    ARARIBÁ PLUS – 8º Ano – Geografia / obra coletiva. 5º ed. São Paulo: Moderna, 2019.
            ●    Vesentini, J. W. TELÁRIS GEOGRAFIA - 8º ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2019.
            ●    Rama, Angela. PANORAMAS GEOGRAFIA - 8º Ano. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2019.


          Que atitudes devemos ter?

            Uma das principais marcas do Colégio Santa Clara é o respeito e o cuidado que existe
          entre as pessoas da comunidade. A formação do aluno vai muito além da aprendizagem
          acadêmica.  É  uma  formação  integral,  que  visa  principalmente  formar  o  caráter.  Nesse
          sentido, devemos pôr em prática diariamente valores como:
            ●    Solidariedade.
            ●    Empatia.
            ●    Respeito.
            ●    Humildade.
            ●    Generosidade.

             Em relação à formação acadêmica, é importante que haja:
            ●    Organização de estudo e registro da matéria.
            ●    Participação, foco e interesse pelas aulas.
            ●    Senso crítico.
            ●    Colaboração e respeito às diversidades.
            ●    Uso adequado da linguagem e o respeito à norma culta.

             Obs. A  utilização  de  um  calendário  mensal  (planner)  poderá  ajudar  muito  na  organização  de
          estudo.


          Objetivos e expectativas de aprendizagem


          Para aprendermos da melhor forma possível, serão necessárias algumas atitudes como:


            ●    Rediscutir os principais temas da atualidade, pertinentes à Geografia.
            ●    Analisar as transformações demográficas mundiais a partir de gráficos e mapas.
            ●    Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas mundiais.
            ●    Compreender e avaliar os fatores que levam à desigualdade mundial.
            ●    Identificar e compreender os diferentes critérios de regionalização do espaço
                 mundial.
            ●    Classificar regiões e países a partir de índices socioeconômicos: IDH, PIB, Gini.


                                                                                                              16
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22