Page 22 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 22
Competências gerais BNCC
● Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural.
● Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
● Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza.
● Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Conteúdos Atitudinais
Toda e qualquer aula e/ou espaço coletivo de produção de conhecimento de sucesso
depende diretamente de uma virtude: Respeito. Nosso curso de Arte será construído
também por atitudes respeitosas em relação à professora, aos colegas, ao espaço e às
produções, coletivas e individuais.
Portanto, esperamos em sala de aula:
Retomar a postura combinada para o início de cada aula: todos virados para a
professora, em silêncio, para ouvir as orientações e os encaminhamentos da aula.
Falar e silenciar, no momento certo, para ouvirmos as ideias dos(as) colegas/professora.
Disponibilidade, escuta e atenção ao momento de partilha das construções
teórico/práticas individuais e coletivas em exposição ao final de cada projeto.
Trazer em toda aula o material solicitado.
Atenção e cuidado com a manutenção da limpeza do ateliê. Nosso espaço é coletivo,
portanto a responsabilidade é de todos(as).
21
Desenvolver em ateliê as atividades individuais com concentração e silêncio.