Page 16 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 16

Geografia




                                                               Prof. Marcos








        Bem-vindos e bem-vindas ao Oitavo Ano!


            Paz e Bem!

           O  ano  passado  foi  marcado  por  eventos  climáticos  extremos  e  um  novo  recorde  de
        temperatura global. A cada ano as tragédias ambientais estão se tornando mais frequentes e
        intensas. Como consequência, milhões de pessoas sofrem com a falta de alimento e água,
        com  o  aumento  de  doenças,  com  o  maior  custo  de  vida  e  prejuízos  econômicos,  com
        aumento  de  conflitos  e  deslocamento  populacional,  constituindo  cada  vez  mais  tragédias
        humanitárias.
            Somam-se  as  essas  mudanças,  conflitos  bélicos,  como  a  Guerra  da  Ucrânia  e  da
        Palestina, além de enormes desigualdades socioeconômicas mundiais.
           Nesse sentido, a Geografia tem um papel importante de tentar compreender o Mundo em
        que vivemos, desde a escala local, do nosso entorno, até a escala global, e como tudo se
        relaciona.


        O que vamos estudar?



           A Geografia do Oitavo Ano tem como objetivo principal compreender como o Mundo está
        organizado e estruturado do ponto de vista econômico, social, político e ambiental.

          ●    Organização Territorial Política: formação dos países.
          ●    Organizações Internacionais: ONU, OCDE, G20, BRICS, OTAN.
          ●    Sistemas Econômicos: Capitalismo, Socialismo.
          ●    Níveis de Desenvolvimento dos Países.
          ●    Regionalização Socioeconômica: IDH, PIB, FIB, Índice de Gini.
          ●    População Mundial.



         Como vamos estudar?


           Com a revolução digital, nenhuma geração teve tanto acesso às informações como a atual.
         Porém, só o acesso às informações não garante, necessariamente, uma boa formação do
         indivíduo.  É  importante  que  haja  o  senso  crítico  e  analítico,  e  o  desenvolvimento  de
         competências e habilidades básicas para a vida. Para isso, pretendemos promover:

           ●    Análise e interpretação de textos.
           ●    Construção e leitura crítica de croquis, anamorfoses e mapas cartográficos.
           ●    Elaboração de mapas conceituais e esquemas de estudo.
           ●    Análise de imagens, como gráficos, tabelas, charges, infográficos, fotografias.
           ●    Debates críticos em sala de aula.
                                                                                                              15
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21