Page 11 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 11

Vamos  realizar  um  experimento  que  identifica  o
       potencial químico de cada alimento, ou seja, o quanto
       ele  libera  de  energia  ao  ser  queimado,  o  que  você
       conhece  como  quantidade  de  calorias  presentes
       naquilo  que  você  ingere.  Então,  já  prepare  o  seu
       JALECO! Ele é fundamental para que você participe
       das atividades no laboratório.

                       Para finalizar todo o nosso estudo, teremos ainda o Estudo do Meio para o
                    interior  de  São  Paulo!  Nele  investigaremos  quais  são  as  diferenças
                    encontradas  na  alimentação  e  na  produção  de  alimentos  das  diferentes
                    populações  que  teremos  contato,  bem  como  poderemos  pensar  sobre  a
                    questão da fome em nosso país.

       CONTEÚDOS CONCEITUAIS QUE SERÃO ALVO DAS NOSSAS INVESTIGAÇÕES:

          -   SER VIVO;
          -   NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA MATÉRIA;
          -   CÉLULA;
          -   NUTRIÇÃO;
          -   GRUPOS ALIMENTARES;
          -   COMPOSTOS ORGÂNICOS E
          -   CALORIAS.

         Tudo aquilo que discutiremos durante as nossas aulas será transformado em registro. O livro
       digital  de  ciências  trará  os  conteúdos  que  trabalharemos  durante  o  ano,  as  indicações  dos
       registros  direcionados,  pautas,  levantamento  dos  conhecimentos  prévios  da  turma  ou  conceitos
       sistematizados e as conclusões. As atividades do laboratório serão fundamentais para você pensar
       sobre os temas e compreender os conteúdos. Elas, também, fazem parte do livro digital e deverão
       fazer  parte  do  registro.  Mas  não  estranhe  se  você  encontrar  alguns  slides  que  sinalizam  um
       conteúdo que está por vir, eles ajudam a organizar a apresentação e serão compartilhados após
       as nossas discussões em aula. No final do ano, estará completinho!

         Seu caderno será importantíssimo e deverá ser organizado. Isso significa que. tudo aquilo que
       for  realizado  em  classe,  o  que  for  observado  por  você  e  todos  os  seus  pensamentos  sobre  as
       discussões  de  aula,  deverão  ir  para  o  papel.  Você  poderá  colar  lembretes,  incluir  fotos  das
       atividades feitas no laboratório, poderá incluir tabelas comparativas, pequenos esquemas, ou seja,
       tudo aquilo que, para você, for necessário para acompanhar as sequências didáticas.


                                    Ao final de todas as sequências de estudo, você deverá responder à
                                  questão: “O que entendi sobre os temas estudados?”
                                    Será  um  momento  para  organizar  o  seu  material  e  verificar  quais
                                  foram  os  conteúdos  principais  das  aulas,  quais  foram  os
                                  desdobramentos  das  atividades  e  o  que  é  necessário  ser  ainda
                                  investigado.

         Em  algumas  atividades  vamos  investir  na  organização  dos  conteúdos  em  forma  de  tabelas
       comparativas.  Em  outras,  faremos  análises  de  desenhos  esquemáticos  ou  a  construção  de

       mapas conceituais. Tudo para deixar o pensamento muito claro e possibilitar a construção do
       conhecimento. Estes serão os principais CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS do nosso trimestre.
                                                                                                              10
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16