Page 11 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 11
Vamos realizar um experimento que identifica o
potencial químico de cada alimento, ou seja, o quanto
ele libera de energia ao ser queimado, o que você
conhece como quantidade de calorias presentes
naquilo que você ingere. Então, já prepare o seu
JALECO! Ele é fundamental para que você participe
das atividades no laboratório.
Para finalizar todo o nosso estudo, teremos ainda o Estudo do Meio para o
interior de São Paulo! Nele investigaremos quais são as diferenças
encontradas na alimentação e na produção de alimentos das diferentes
populações que teremos contato, bem como poderemos pensar sobre a
questão da fome em nosso país.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS QUE SERÃO ALVO DAS NOSSAS INVESTIGAÇÕES:
- SER VIVO;
- NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA MATÉRIA;
- CÉLULA;
- NUTRIÇÃO;
- GRUPOS ALIMENTARES;
- COMPOSTOS ORGÂNICOS E
- CALORIAS.
Tudo aquilo que discutiremos durante as nossas aulas será transformado em registro. O livro
digital de ciências trará os conteúdos que trabalharemos durante o ano, as indicações dos
registros direcionados, pautas, levantamento dos conhecimentos prévios da turma ou conceitos
sistematizados e as conclusões. As atividades do laboratório serão fundamentais para você pensar
sobre os temas e compreender os conteúdos. Elas, também, fazem parte do livro digital e deverão
fazer parte do registro. Mas não estranhe se você encontrar alguns slides que sinalizam um
conteúdo que está por vir, eles ajudam a organizar a apresentação e serão compartilhados após
as nossas discussões em aula. No final do ano, estará completinho!
Seu caderno será importantíssimo e deverá ser organizado. Isso significa que. tudo aquilo que
for realizado em classe, o que for observado por você e todos os seus pensamentos sobre as
discussões de aula, deverão ir para o papel. Você poderá colar lembretes, incluir fotos das
atividades feitas no laboratório, poderá incluir tabelas comparativas, pequenos esquemas, ou seja,
tudo aquilo que, para você, for necessário para acompanhar as sequências didáticas.
Ao final de todas as sequências de estudo, você deverá responder à
questão: “O que entendi sobre os temas estudados?”
Será um momento para organizar o seu material e verificar quais
foram os conteúdos principais das aulas, quais foram os
desdobramentos das atividades e o que é necessário ser ainda
investigado.
Em algumas atividades vamos investir na organização dos conteúdos em forma de tabelas
comparativas. Em outras, faremos análises de desenhos esquemáticos ou a construção de
mapas conceituais. Tudo para deixar o pensamento muito claro e possibilitar a construção do
conhecimento. Estes serão os principais CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS do nosso trimestre.
10