Page 17 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 17

•  Conhecer as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física
                       para traduzi-las e utilizá-las adequadamente;
                   •  Interpretar e elaborar modelos simplificados de determinadas situações, a partir dos
                       quais seja possível levantar hipóteses e fazer previsões.

                  a.     COMPETÊNCIAS GERAIS:
               - Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
               mundo  físico,  social,  cultural  e  digital  para  entender  e  explicar  a  realidade,  continuar
               aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
               -  Pensamento  científico,  crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
               abordagem  própria  das  ciências,  incluindo  a  investigação,  a  reflexão,  a  análise  crítica,  a
               imaginação  e  a  criatividade,  para  investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
               resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
               diferentes áreas.

                  b.      EIXOS ESTRUTURANTES:
               - Investigação Científica
               - Processos Criativos

                  c.       PROCESSOS METODOLÓGICOS:
                 •  Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano
                 •  Aulas de exercícios do livro físico em sala de aula e de fichas, durante a aula e lição de
                    casa
                 •  Correções de exercícios de Lições de sala e de casa
                 •  Testes com exercícios dos vestibulares
                 •  Ferramentas Google: Classroom, Planilhas, Formulário, entre outras
                 •  Atividades experimentais
                 •  Atividades investigativas - leituras de textos científicos e de reportagens
                 •  Vídeos ilustrativos (FÍSICA E O COTIDIANO, entre outros)

                   I.     AVALIAÇÕES:

                   •  P1 e P2 – Avaliações - Provas (P1 – 6 pontos e P2 – 12 pontos)
               O formato de realização das provas será comentado com mais detalhes ao longo do trimestre.
               Todas as datas de provas/atividades avaliativas estarão postadas no Google Classroom e no
               Calendário Escolar.
               Nas provas de questões dissertativas, seguir as estruturas de resoluções: dados do problema,
               transformações de unidades, resoluções completas, cálculos bem explicados e detalhados e
               respostas finais completas.

                             OBSERVE E SIGA, COM ATENÇÃO, A TABELA DE ADOS
                                 DO SEU ITINERÁRIO FORMATIVO ESCOLHIDO:

                        ITINERÁRIO FORMATIVO EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
                   •  ADOS – Atividades diversificadas e observações sistematizadas (12 pontos)
                       (tabela sujeita a alterações)
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22