Page 24 - Previsão Pré ll - 1º Tri
P. 24
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor Carlos Eduardo Cotti Pupo
Aos alunos e pais, sejam bem-vindos!
A educação física na Educação Infantil pode configurar-se como um
espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo,
com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Brincar com a
linguagem corporal significa criar situações nas quais a criança entre em
contato com diferentes manifestações da cultura corporal, sobretudo
aquelas relacionadas aos jogos e brincadeiras, às ginásticas, às danças e
às lutas e aos esportes, sempre tendo em vista a dimensão lúdica como
elemento essencial para a ação educativa na infância, que se constrói na
relação criança/adulto e criança/criança e que não pode prescindir da
orientação do(a) professor(a).
Na Educação Infantil, a área de Educação Física busca levar os
alunos à tomada de consciência de seu corpo e suas possibilidades de
movimentos como forma de expressão, de maneira prazerosa e
harmônica.
No início deste primeiro trimestre, daremos uma maior atenção
para o acolhimento dos alunos, buscando integrá-los por meio de
atividades recreativas.
Após a adaptação, trabalharemos com os nossos movimentos,
principalmente os de locomoção, andando, correndo e pulando,
engatinhando, rolando e utilizando brincadeiras de imitação, e veremos
que trabalhar com o nosso corpo é muito divertido e gostoso.