Page 30 - Previsão 5º ano - 1º Tri
P. 30

Vamos conhecer bem mais esta história! A arte na Pré-História!


          Para que a compreensão da história da arte, do registro e da pintura se
          concretize, nós teremos os seguintes conteúdos:




          Conteúdos conceituais e procedimentais


            ●    Arte rupestre:


                - questões para reflexões relacionadas ao surgimento e produção

             de pigmentos,  tintas e pinturas na humanidade.


                 -  observar  imagens  de  arte  rupestre,  comentando  sobre  os
             materiais  usados,  confeccionados  e  as  cores  produzidas  com
             elementos naturais.


                - coletar dados e imagens  da Gruta de Lascaux.


               - fazer  pesquisa de campo: explorar variedade de cores e texturas

             nos  elementos  da  natureza  e  extrair  pigmentos  para  desenvolver
             pintura.


                - desenhar usando carvão, por meio de um tema reflexivo.


                - analisar os resultados obtidos e sua experimentação.


            ●    Autorretrato e retrato:


                 -  explorar  o  tema,  desenvolvendo  desenho  de  modelo  vivo  e  a
                 autorrepresentação.  Visualizar  a  obra  de  Leonardo  da  Vinci,
                 compreendendo  a  questão  da  representação  da  figura  humana

                 na arte.


                 - comparar retratos tradicionais e retratos cubistas


                 - usar recursos da linguagem plástica para criar composições se
                 apropriando de materiais alternativos.
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35