Page 30 - Previsão 5º ano - 1º Tri
P. 30
Vamos conhecer bem mais esta história! A arte na Pré-História!
Para que a compreensão da história da arte, do registro e da pintura se
concretize, nós teremos os seguintes conteúdos:
Conteúdos conceituais e procedimentais
● Arte rupestre:
- questões para reflexões relacionadas ao surgimento e produção
de pigmentos, tintas e pinturas na humanidade.
- observar imagens de arte rupestre, comentando sobre os
materiais usados, confeccionados e as cores produzidas com
elementos naturais.
- coletar dados e imagens da Gruta de Lascaux.
- fazer pesquisa de campo: explorar variedade de cores e texturas
nos elementos da natureza e extrair pigmentos para desenvolver
pintura.
- desenhar usando carvão, por meio de um tema reflexivo.
- analisar os resultados obtidos e sua experimentação.
● Autorretrato e retrato:
- explorar o tema, desenvolvendo desenho de modelo vivo e a
autorrepresentação. Visualizar a obra de Leonardo da Vinci,
compreendendo a questão da representação da figura humana
na arte.
- comparar retratos tradicionais e retratos cubistas
- usar recursos da linguagem plástica para criar composições se
apropriando de materiais alternativos.