Page 17 - Previsão 9º ano - 1º Tri
P. 17
Como vamos estudar?
Por se tratar de um ano muito especial, de passagem de um ciclo para outro, é fundamental
que você aprimore habilidades e competências essenciais para a sua formação acadêmica,
como a oralidade, escrita, leitura, raciocínio lógico, senso crítico e analítico, a partir dos
seguintes procedimentos:
● Análise e interpretação de textos.
● Debates críticos em sala de aula e o uso da argumentação.
● Apresentação de seminários em grupo.
● Elaboração de mapas conceituais e esquemas de estudo.
● Análise de imagens, como gráficos, tabelas, charges, infográficos, fotografias.
Materiais de estudo
● Caderno: deverá ser utilizado em todas as aulas para registro e organização dos
conteúdos.
● Chromebook: deverá ser utilizado nas aulas para pesquisa e atividades individuais e
em grupo.
● Fichas de atividades, textos e mapas.
● Apresentação de slides, com ênfase nos fatos da atualidade.
Que atitudes devemos ter?
Uma das principais marcas do Colégio Santa Clara é o respeito e o cuidado que existe
entre as pessoas da comunidade escolar. A formação do aluno vai muito além da
aprendizagem acadêmica. É uma formação integral, que visa principalmente formar o
caráter. Nesse sentido, devemos pôr em prática diariamente valores como:
● Respeito.
● Empatia.
● Solidariedade.
● Cooperação.
Objetivos e expectativas de aprendizagem
Os principais objetivos de aprendizagem, alinhados com a BNCC, são:
● Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas,
particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da
população e às condições de vida e trabalho.
● Estabelecer relações mais elaboradas, conjugando natureza, ambiente e atividades
antrópicas em distintas escalas e dimensões socioeconômicas e políticas.
● Expandir o olhar do para a relação do sujeito com contextos mais amplos,
considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do mundo,
fazendo-o se perceber como produto, mas também produtor da sociedade.
● Promover o domínio da leitura e elaboração de materiais audiovisuais, como
fotografias, mapas, esquemas, charges, imagens de satélites, slides audiovisuais,
infográficos, entre outros meios.
● Compreender as relações geopolíticas em diversas escalas de análise e seus
desdobramentos globais e nacionais. 17