Page 17 - Previsão 9º ano - 1º Tri
P. 17

Como vamos estudar?

           Por se tratar de um ano muito especial, de passagem de um ciclo para outro, é fundamental
        que  você  aprimore  habilidades  e  competências  essenciais  para  a  sua  formação  acadêmica,
        como  a  oralidade,  escrita,  leitura,  raciocínio  lógico,  senso  crítico  e  analítico,  a  partir  dos
        seguintes procedimentos:
           ●   Análise e interpretação de textos.
           ●   Debates críticos em sala de aula e o uso da argumentação.
           ●   Apresentação de seminários em grupo.
           ●   Elaboração de mapas conceituais e  esquemas de estudo.
           ●   Análise de imagens, como gráficos, tabelas, charges, infográficos, fotografias.


         Materiais de estudo


            ●   Caderno: deverá ser utilizado em todas as aulas para registro e organização dos
                conteúdos.
            ●   Chromebook: deverá ser utilizado nas aulas para pesquisa e atividades individuais e
                em grupo.
            ●   Fichas de atividades, textos e mapas.
            ●   Apresentação de slides, com ênfase nos fatos da atualidade.


         Que atitudes devemos ter?

           Uma das principais marcas do Colégio Santa Clara é o respeito e o cuidado que existe
         entre  as  pessoas  da  comunidade  escolar.  A  formação  do  aluno  vai  muito  além  da
         aprendizagem  acadêmica.  É  uma  formação  integral,  que  visa  principalmente  formar  o
         caráter. Nesse sentido, devemos pôr em prática diariamente valores como:


                         ●   Respeito.
                         ●   Empatia.
                         ●   Solidariedade.
                         ●   Cooperação.


         Objetivos e expectativas de aprendizagem

            Os principais objetivos de aprendizagem, alinhados com a BNCC, são:

            ●   Analisar  as  principais  problemáticas  comuns  às  grandes  cidades  latino-americanas,
                particularmente  aquelas  relacionadas  à  distribuição,  estrutura  e  dinâmica  da
                população e às condições de vida e trabalho.
            ●   Estabelecer relações mais elaboradas, conjugando natureza, ambiente e atividades
                antrópicas em distintas escalas e dimensões socioeconômicas e políticas.
            ●   Expandir  o  olhar  do  para  a  relação  do  sujeito  com  contextos  mais  amplos,
                considerando  temas  políticos,  econômicos  e  culturais  do  Brasil  e  do  mundo,
                fazendo-o se perceber como produto, mas também produtor da sociedade.
            ●   Promover  o  domínio  da  leitura  e  elaboração  de  materiais  audiovisuais,  como
                fotografias,  mapas,  esquemas,  charges,  imagens  de  satélites,  slides  audiovisuais,
                infográficos, entre outros meios.
            ●   Compreender  as  relações  geopolíticas  em  diversas  escalas  de  análise  e  seus
                desdobramentos globais e nacionais.                                               17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22