Page 12 - Previsão 9º ano - 1º Tri
P. 12
Nesse momento, vamos compreender o conceito de equilíbrio ambiental e procurar ao
nosso redor sinais de alteração dele, ou seja, situações que provoquem transformações nos
padrões naturais. Este conjunto de atividades terá um momento muito especial que será a
saída da Vila Madalena, em que andaremos pelo bairro da escola, com os olhos atentos à
transformação da paisagem.
Como será que era o córrego da Corujas no passado? Como será que era a paisagem, lá
atrás no tempo, do bairro da Vila Madalena? Será que tínhamos mata? Será que havia
animais nos arredores?
Para pensarmos sobre como era antes e como está agora, vamos retomar as diferentes
formas de obtenção de matéria e geração de energia que já estudamos ao longo do
Fundamental II. Vamos compreender como ocorre o processo de eutrofização de um curso d’
água, vamos pensar sobre o papel do homem na evolução das espécies.
Faremos uma discussão sobre a evolução biológica que garante
a diversidade de seres vivos e como esta permite a sobrevivência
do planeta. Vamos pensar na evolução da nossa espécie e os
impactos que ela trouxe para o ambiente como um todo, com a
introdução das práticas transformadoras atreladas ao
desenvolvimento tecnológico.
Paralelamente aos nossos estudos, faremos um projeto a partir
da leitura do livro “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley. O
objetivo é possibilitar uma reflexão aprofundada sobre a sociedade
de hoje e aquela que queremos para o futuro, sob diferentes
pontos de vista. E, assim, construir uma postura que representa
como, com as nossas mãos, podemos transformar a prática de
intervenção no ambiente em algo positivo para a sociedade.
Pensar, pensar e agir com consciência! É isso que
faremos neste ano de 2024.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS QUE SERÃO ALVO DAS NOSSAS INVESTIGAÇÕES:
- NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA MATÉRIA;
- UNIVERSO MACROSCÓPICO;
- PADRÕES NATURAIS;
- EQUILÍBRIO E DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL;
- FORMAS DE OBTENÇÃO DE MATÉRIA E DE GERAÇÃO DE ENERGIA;
- EUTROFIZAÇÃO;
- EVOLUÇÃO E
- HEREDITARIEDADE.
12