Page 18 - Previsão 9º ano - 1º Tri
P. 18
Materiais de estudo
● Caderno: deverá ser utilizado em todas as aulas para registro e organização dos
conteúdos.
● Chromebook: deverá ser utilizado nas aulas para atividades e pesquisa.
● Fichas de atividades, textos e mapas.
● Apresentação de slides, com ênfase nos fatos da atualidade.
Em relação a material de apoio, se houver necessidade, seguem algumas sugestões de
livros didáticos de referência, de 2019 até mais recentes:
● ARARIBÁ PLUS – 8º e 9º Ano – Geografia / obra coletiva. 5º ed. São Paulo: Moderna, 2019.
● Vesentini, J. W. TELÁRIS GEOGRAFIA - 8º e 9º Ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2019.
● Rama, Angela. PANORAMAS GEOGRAFIA - 8º e 9º Ano. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2019.
Que atitudes devemos ter?
Uma das principais marcas do Colégio Santa Clara é o respeito e o cuidado que existe
entre as pessoas da comunidade. A formação do aluno vai muito além da aprendizagem
acadêmica. É uma formação integral, que visa principalmente formar o caráter. Nesse
sentido, devemos pôr em prática diariamente valores como:
● Solidariedade.
● Empatia.
● Respeito.
● Humildade.
● Generosidade.
Em relação à formação acadêmica, é importante que haja:
● Organização de estudo e registro da matéria.
● Participação, foco e interesse pelas aulas.
● Senso crítico.
● Colaboração e respeito às diversidades.
● Uso adequado da linguagem e o respeito à norma culta.
Obs. A utilização de um calendário mensal (planner) poderá auxiliar muito na organização de estudo.
Objetivos e expectativas de aprendizagem
De acordo com a BNCC, algumas das expectativas que pretendemos alcançar são:
● Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema
Colonial implantado pelas potências europeias. (BNCC: EF09GE06).
● Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas
acerca da América e da África. (BNCC: EF08GE19)
● Analisar características de países ou grupos de países da América e da África no que
se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as
desigualdades sociais e econômicas. (BNCC: EF08GE20)
● Compreender os fluxos migratórios (voluntários e forçados), associados a fatores
históricos e condicionantes físico-naturais. (BNCC: EF08GE04)
● Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio
dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência a América e África.
(BNCC: EF08GE09)
18