Page 18 - Previsão 9º ano - 1º Tri
P. 18

Materiais de estudo


            ●   Caderno: deverá ser utilizado em todas as aulas para registro e organização dos
                conteúdos.
            ●   Chromebook: deverá ser utilizado nas aulas para atividades e pesquisa.
            ●   Fichas de atividades, textos e mapas.
            ●   Apresentação de slides, com ênfase nos fatos da atualidade.

           Em relação a material de apoio, se houver necessidade, seguem algumas sugestões de
         livros didáticos de referência, de 2019 até mais recentes:

            ●   ARARIBÁ PLUS – 8º e 9º Ano – Geografia / obra coletiva. 5º ed. São Paulo: Moderna, 2019.
            ●   Vesentini, J. W. TELÁRIS GEOGRAFIA - 8º e 9º Ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2019.
            ●   Rama, Angela. PANORAMAS GEOGRAFIA - 8º e 9º Ano. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2019.


         Que atitudes devemos ter?

           Uma das principais marcas do Colégio Santa Clara é o respeito e o cuidado que existe
         entre  as  pessoas  da  comunidade. A  formação  do  aluno  vai  muito  além  da  aprendizagem
         acadêmica.  É  uma  formação  integral,  que  visa  principalmente  formar  o  caráter.  Nesse
         sentido, devemos pôr em prática diariamente valores como:
            ●   Solidariedade.
            ●   Empatia.
            ●   Respeito.
            ●   Humildade.
            ●   Generosidade.
            Em relação à formação acadêmica, é importante que haja:
            ●   Organização de estudo e registro da matéria.
            ●   Participação, foco e interesse pelas aulas.
            ●   Senso crítico.
            ●   Colaboração e respeito às diversidades.
            ●   Uso adequado da linguagem e o respeito à norma culta.
           Obs. A utilização de um calendário mensal (planner) poderá auxiliar muito na organização de estudo.


         Objetivos e expectativas de aprendizagem

         De acordo com a BNCC, algumas das expectativas que pretendemos alcançar são:

            ●   Associar  o  critério  de  divisão  do  mundo  em  Ocidente  e  Oriente  com  o  Sistema
                Colonial implantado pelas potências europeias. (BNCC: EF09GE06).
            ●   Interpretar  cartogramas,  mapas  esquemáticos  (croquis)  e  anamorfoses  geográficas
                acerca da América e da África. (BNCC: EF08GE19)
            ●   Analisar características de países ou grupos de países da América e da África no que
                se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as
                desigualdades sociais e econômicas. (BNCC: EF08GE20)
            ●   Compreender  os  fluxos  migratórios  (voluntários  e  forçados),  associados  a  fatores
                históricos e condicionantes físico-naturais. (BNCC: EF08GE04)
            ●   Analisar  os  padrões  econômicos  mundiais  de  produção,  distribuição  e  intercâmbio
                dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência a América e África.
                (BNCC: EF08GE09)
                                                                                                  18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23