Page 26 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 26

Geografia







      INTRODUÇÃO


             Me  chamo  André  Ferreira  Bevilacqua  e  serei  o  professor  de  Geografia  de  vocês.  Muitos  André’s
      nasceram nos anos 80, assim, eu e quase todos os meus xarás tinham apelidos. O meu sempre foi Bevi, o
      diminutivo do meu sobrenome. Portanto, vocês podem me chamar de Bevi ou André.
             Este é o primeiro ano em que vocês têm um professor específico dessa área, então espero que essa
      mudança possa contribuir para semear e germinar a Geografia que tem dentro de vocês.
             A  Geografia  é  uma  ciência  que  busca  entender  nosso  planeta  utilizando  como  principal  marcador  a
      análise do espaço geográfico. Portanto, ao longo de todo o Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, vocês
      irão realizar estudos de fenômenos físicos e humanos que ocorrem em um determinado espaço geográfico.

      OBJETIVO GERAL


             O  primeiro  trimestre  da  geografia  do  6º  ano  tem  como  objetivo  geral  aproximá-los  desta  ciência,
      sistematizando  conhecimentos  prévios  e  apresentando  os  horizontes  dos  estudos  geográficos  que  se
      estenderão até o final do ciclo básico. Vocês perceberão também que é fundamental que vocês compreendam
      sua existência como seres sociais (que vivem em sociedade) e críticos (que analisam as situações), atentando
      para suas responsabilidades e participação no processo de organização do espaço geográfico.








    Buscaremos também contemplar alguns OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

      ●    Compreender o que é a paisagem, o espaço geográfico, o lugar e o território na Geografia, trabalhando e
           enxergando estes conceitos dentro do cotidiano singular de cada aluna ou aluno;
      ●    Identificar elementos naturais e culturais e associar os elementos culturais aos seres humanos;
      ●    Compreender o que são pontos cardeais e colaterais;
      ●    Compreender o que são linhas imaginárias para, então, compreender as coordenadas geográficas;
      ●    Conhecer alguns tipos de mapas e algumas projeções cartográficas;
      ●    Compreender a importância da escala, da legenda e da orientação na cartografia;
      ●    Criar familiaridade com a linguagem cartográfica;
      ●    Perceber  que  a  cartografia  é  uma  ferramenta  que  deve  ser  interpretada  e  que  os  mapas  representam
           pontos de vista;
      ●    Entender o sistema solar;
      ●    Compreender a importância do sol e a radiação solar;
      ●    Conhecer o movimento de rotação e de translação.








   E os PROCEDIMENTOS para alcançar nossos objetivos são:

     ●    Registros no caderno, sejam eles livres ou obrigatórios;
     ●    Leitura de textos didáticos, literários, de jornais (como o JOCA), entre outros;
     ●    Análise de letras de músicas e poesias;
     ●    Produção de textos e respostas coesas e coerentes;
     ●    Uso de ferramentas digitais, como o Google Classroom, o Planner, Google Forms e o Google Docs.



                                                                                                                   26
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31