Page 29 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 29

Tecnologia da Informação


                                    e Comunicação




   Queridos alunos, eu,  professor Almiro Dottori,           Utilizamos     a    metodologia
   gostaria  de  recebê-los  com  muita  alegria,  paz,      ativa  no  processo  de  ensino
   entusiasmo e,  é claro, tecnologia. Desta forma,          aprendisagem.         E      com
   nos      aproximamos         ainda      mais      das     organização  do  conteúdo  a
   possibilidades  do  mundo  novo  e  suas                  partir  da  lógica  STEAM,
   transformações.                                           proporcionamos               uma
                                                             experiência         significativa,
   Nossas       atividades       em      TICs      estão
                                                             reflexiva  e  ética  para  o
   fundamentadas  em  três  áreas:  CULTURA  E
                                                             desenvolvimento  global  do
   TECNOLOGIA DIGITAL, EDUCAÇÂO MIDIÁTICA
                                                             aluno.
   E PENSAMENTO COMPUTACIONAL




                    O ser humano e a tecnologia, letramento digital;
                    Imagens, ferramentas, escrita e a teoria da caixa-preta;

                    O pensamento analógico X. O pensamento digital.
                    Redes, intranet, internet e responsabilidade digital;




                      O Direito de imagem, propriedade intelectual, bullying e cyberbullying;
                      O Chromebook, a plataforma educacional digital e extensões;
                      Manipulação de texto, imagam e sons;
                       Estações de trabalho do Google, Documentos, Apresentações e Planilhas;
                      Operadores de busca, qualidade da informação e redes sociais;







                        Pensamento computacional, reconhecimento de padrões e decomposição;
                        Projeto “Hora do Código”;
                         Hora do Código - Introdução ao Laboratório de aplicativo;
                         Hora do Código - Projeto autoral Laboratório de aplicativo;
                         Finalização do aplicativo e Introdução ao SCRATCH.


                             C - Evolução tecnológica, informação e comunicação e nível de relação com o ambiente digital.

         FEVEREIRO           A - Valorização da produção oral e escrita, reconhecimento de material tecnológico.
                             P - Reconhecimento de processos tecnológicos, tecnologia digital e redes digitais.

                             C - Direito de imagem, bullying, plataforma google, ferramentas digitais e pesquisa.
         MARÇO               A - Interesse e curiosidade em manusear as ferramentas, atitudes positivas e questionamento.

                             P - Resolução de situações-problema com bullying, pesquisa e coleta de dados e
                             checagem.
                             C - Pensamento computacional, projeto “A hora do código” e aplicativos em dispositivos.
         ABRIL               A - Coleta e organização de informações, noção básica de estética e raciocínio lógico.
                             P - Identificação de padrões, organização de instruções e construção de um aplicativo.  29


  legenda: dimensão conceitual C, dimensão atitudinal A, dimensão procedimental P.
   24   25   26   27   28   29   30   31