Page 29 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 29
Tecnologia da Informação
e Comunicação
Queridos alunos, eu, professor Almiro Dottori, Utilizamos a metodologia
gostaria de recebê-los com muita alegria, paz, ativa no processo de ensino
entusiasmo e, é claro, tecnologia. Desta forma, aprendisagem. E com
nos aproximamos ainda mais das organização do conteúdo a
possibilidades do mundo novo e suas partir da lógica STEAM,
transformações. proporcionamos uma
experiência significativa,
Nossas atividades em TICs estão
reflexiva e ética para o
fundamentadas em três áreas: CULTURA E
desenvolvimento global do
TECNOLOGIA DIGITAL, EDUCAÇÂO MIDIÁTICA
aluno.
E PENSAMENTO COMPUTACIONAL
O ser humano e a tecnologia, letramento digital;
Imagens, ferramentas, escrita e a teoria da caixa-preta;
O pensamento analógico X. O pensamento digital.
Redes, intranet, internet e responsabilidade digital;
O Direito de imagem, propriedade intelectual, bullying e cyberbullying;
O Chromebook, a plataforma educacional digital e extensões;
Manipulação de texto, imagam e sons;
Estações de trabalho do Google, Documentos, Apresentações e Planilhas;
Operadores de busca, qualidade da informação e redes sociais;
Pensamento computacional, reconhecimento de padrões e decomposição;
Projeto “Hora do Código”;
Hora do Código - Introdução ao Laboratório de aplicativo;
Hora do Código - Projeto autoral Laboratório de aplicativo;
Finalização do aplicativo e Introdução ao SCRATCH.
C - Evolução tecnológica, informação e comunicação e nível de relação com o ambiente digital.
FEVEREIRO A - Valorização da produção oral e escrita, reconhecimento de material tecnológico.
P - Reconhecimento de processos tecnológicos, tecnologia digital e redes digitais.
C - Direito de imagem, bullying, plataforma google, ferramentas digitais e pesquisa.
MARÇO A - Interesse e curiosidade em manusear as ferramentas, atitudes positivas e questionamento.
P - Resolução de situações-problema com bullying, pesquisa e coleta de dados e
checagem.
C - Pensamento computacional, projeto “A hora do código” e aplicativos em dispositivos.
ABRIL A - Coleta e organização de informações, noção básica de estética e raciocínio lógico.
P - Identificação de padrões, organização de instruções e construção de um aplicativo. 29
legenda: dimensão conceitual C, dimensão atitudinal A, dimensão procedimental P.