Page 33 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 33
Nesse trimestre daremos ênfase às danças e suas diversidades, arte/cultura musical e expressão
corporal.
Para o grupo de exatas, abordaremos o ritmo escolhido, dando enfoque à importância do
movimento corporal da dança à saúde física e mental; aos músculos envolvidos e à biodinâmica dos
movimentos quanto a plástica envolvida.
Para o grupo de humanas, abordaremos dentro do ritmo escolhido um estudo da cultura e
história do povo e região em questão e as mudanças e aprimoramentos que ocorreram desde sua origem
e o que se manteve.
Além das danças regionais criadas em grupos, teremos a nossa quadrilha na festa junina, muito
dançada em várias regiões do Brasil, de influência das danças de salão da Europa.
Vivenciaremos também os jogos, a ginástica e os esportes.
Lembrem-se:
A participação e o envolvimento serão fundamentais para que as atividades sejam prazerosas e
divertidas, para isso, será imprescindível a dedicação, organização e compromisso de vocês.
Teremos também nesse trimestre a viagem ao estudo do meio: Rio de Janeiro
Estudaremos e reconheceremos a cultura da região, sua origem e dominância colonizadora,
seus aspectos físicos e geográficos, como localização predominante das diferentes classes
social/econômicas, como elas se distribuem em moradias, pontos turísticos e o que gera a economia
local.
Conteúdos Conceituais
- Expressão corporal – Dança das várias regiões do Brasil
- Esportes: Basquete e Futsal
- Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados criados pela classe
- Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
- Ginástica - localizada
Conteúdos Procedimentais
- Experimentar e fruir danças e os vários ritmos, identificando seus elementos constitutivos.
- Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças regionais.
- Desenvolver o gosto pela expressão corporal através da criatividade.
- Aprender com os movimentos dos seus pares, entendendo as diversas maneiras, individualidades e
singularidades, desenvolvendo a alteridade em relação ao outro.
- Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
movimentos.
- Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de invasão,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonista.
- Praticar um ou mais esportes de invasão, usando habilidades técnico-táticas básicas.
- Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de
invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
- Fruir, na escola , jogos não convencionais, valorizando
e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos
avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos
de jogos.
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e
respeito mútuo, que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o
objetivo de promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando
as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática