Page 12 - Cordéis: "Quem sonos nós?" - 6º ano 2023
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escolha da estrutura de cordel veio da inspiração no livro “Heroínas
negras em 15 cordéis”, de Jarrid Arrais, lido e estudado pelos alunos
durante diversas aulas. A partir dessa leitura, os alunos puderam conhecer
e refletir tanto sobre as características de um cordel e de uma biografia
quanto também sobre o processo de pesquisa de um autor que se propõe
a contar a vida do outro.
A partir desse ponto, os alunos ampliaram seus aprendizados na
disciplina de História sobre a importância das fontes históricas no
trabalho daqueles que se dispõem à investigação sobre qualquer elemento
da humanidade. Tivemos aulas em que cada estudante trouxe suas fontes
históricas para que um colega as analisasse, simulando o trabalho de
pesquisadores profissionais. Para tanto, formaram-se duplas fixadas por
meio de um sorteio. Além de documentos, fotos e objetos, também
houve espaço para a história oral, remexendo a memória de nossos
aprendizes sobre sua jornada ao longo da vida desde o nascimento. Os
alunos puderam, inclusive, observar que o trabalho realizado por eles
assume relevância também ao pensar que tais materiais serão fontes
históricas para os pesquisadores do futuro.
Após a coleta de dados, foi composto um material de registro
escrito em que houve o armazenamento de todas as informações
coletadas sobre o colega, organizadas em ordem cronológica. Esse
compilado, no qual houve espaço para que também fossem acrescidas
interpretações e sensações do próprio investigador, foi valioso para
embasar a posterior escrita das biografias em cordel. Para tal composição,
cada aluno partiu da seleção de fatos marcantes sobre a vida de seu
entrevistado, procurando refletir sobre as mudanças e permanências
presentes em sua vida.
Partiu-se, então, para o momento efetivo da elaboração dos cordéis,
etapa esta que foi também riquíssima pelo desafio linguístico que esse
gênero implica, tanto por sua métrica como por sua sonoridade. Desse
modo, o trabalho proporcionou, ainda, a ampliação do repertório e do
vocabulário dos autores, exercitando sua criatividade e persistência. Foi
comovente perceber a solidariedade entre as duplas, o tempo todo
ajudando-se de forma harmoniosa para que todos chegassem a um bom
texto.
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