Page 17 - E se aquele quadro virasse um conto? Contos Populares, 6ºs anos 2022.
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E foi assim que os alunos soltaram sua imaginação e criaram suas
            narrativas, muitas vezes inspirando-se em Malasartes e suas artimanhas,
            criando histórias inéditas ou recriando narrativas lidas e ouvidas. Afinal,
            é assim que nascem os contos populares, velhas histórias  que tornam a
            nascer nas vozes e mãos de cada novo narrador.

                Este livro reúne o resultado do trabalho desenvolvido, publicando
            os contos populares escritos pelos estudantes do sexto ano de 2022 do
            Colégio Santa Clara. Foi uma tarefa árdua a que esses pequenos autores
            se dedicaram, desenvolvendo a habilidade de iniciar, sustentar e concluir
            uma narrativa em torno de um conflito. A produção textual de um conto
            é um processo longo, que nasce na fruição da leitura do gênero textual
            em questão para então seguir ao momento da própria escrita. Escrita esta
            que passou por três fases: o planejamento do texto, a escrita da 1ª versão
            do conto e, finalmente, a escrita da 2ª versão, que é aquela que vocês
            encontrarão nesta publicação.
                Destaco que, mesmo passando por três etapas de revisão, estamos
            nos referindo a crianças em fase de desenvolvimento da escrita; são feitas
            sugestões de correções aos alunos, mas, ainda assim, é comum que haja
            desvios  relacionados  à  etapa  de  maturidade  escritora  deles.  Ressalto,
            ainda, que, por se tratarem de contos populares brasileiros, faz parte do
            gênero  textual  a  presença  de  incorreções  gramaticais  nas  falas  dos
            personagens como marcas de sua oralidade, ou seja, como representação
            da  fala  e  do  sotaque.  Esses  desvios  são  intencionais,  fazem  parte  da
            proposta e revelam a proficiência do aluno em oscilar entre a variedade
            linguística  diferente  da  norma-padrão  nas  falas  de  personagens  e  o
            emprego da norma nas passagens do narrador.

                Agradeço a toda a equipe do Colégio Santa Clara por alicerçar este
            trabalho. Agradeço a todos os alunos e alunas que deram vida ao projeto
            e que dão sentido a ele. Sou muito grata pelo privilégio de ter mediado o
            processo  de  escrita  de  jovens  tão  especiais,  que  marcaram  minha
            trajetória como professora. Espero que esta publicação os incentive a
            sempre serem autores de inúmeras histórias e protagonistas de suas vidas.

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