Page 33 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 33
• Arlie Hochschild (Sociologia das emoções).
• Pierre Bourdieu, Erving Goffman, Michel Foucault, Gilles Deleuze.
• Georg Simmel e atitude blasé.
• Atualidades e temas sociológicos.
• Revisão Sociologia para o vestibular.
AVALIAÇÃO
P1 = 8 pontos P2 = 16 pontos P = Total: 24 pontos
O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.
• Eixos estruturantes trabalhados no trimestre: investigação científica, mediação e intervenção
sociocultural, processos criativos.
ADOS no total de 16 pontos serão distribuídas da seguinte forma:
ADOS Valor Critérios
Participação 3 pontos • Pontualidade na entrega de atividades, tarefas.
• Prontidão para o trabalho.
• Esclarecimento de dúvidas.
• Contribuições para os debates.
• Realização das atividades (leitura, registro das
aulas, material).
Atividades - (tarefas, pesquisas, 8 pontos Orientações serão dadas em aula.
apresentações, trabalhos)
Simulado 5 pontos Orientações serão dadas em aula.
Objetivos gerais da Sociologia
- Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
- Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
- Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos em diferentes vertentes teóricas.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
- Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.
- Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à
compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais e culturais,
ambientais e culturais.
- Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais
e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento, classe social, diversidade etc.).
- Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e informações de diversas naturezas (expressões,
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições
orais).