Page 26 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 26

Desenvolvimento: A Educação Física e outras disciplinas pretendem levá-los a descobrir, não só o próprio
              corpo,  mas  também  as  sensações,  prazeres,  dificuldades  e  alegrias  do  contato  do  corpo  com  o  meio
              ambiente, através do exercício da caminhada.
               A importância da interação da caminhada (atividade corporal) à natureza se dá quando: contemplamos a
              natureza, nos remetemos ao nosso interior e afloramos a nossa espiritualidade, no sentido de valorizarmos
              a existência da vida, da paz interior e do equilíbrio.
              Quando  paramos  para  refletir  sobre  nossa  maneira  de  viver  e  pensamos  em  mudar,  de  alguma  forma
              transformamos a nossa percepção da realidade, e mesmo que nada façamos, ao menos aprendemos a pensar
              diferente.
              Além do desenvolvimento aeróbio que a caminhada favorece, a vivência com a natureza, com os valores
              culturais  e  históricos  que  são  aprendidos  e  observados,  geram  valores  criativos  e  transformadores
              necessários ao desenvolvimento da cultura humana.

               CONTEÚDOS CONCEITUAIS
              - GINÁSTICA;
              - JOGOS RECREATIVOS E BRINCADEIRAS: Queimadas: individual e de grupo;  Vôlei lençol com
              bolão; Queimada War; Vôlei resgate com 4 bolas; Malucobol em grupo (variação do futsal);
              - ESPORTES: Handebol e Voleibol.

              CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
              - Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional, para interagir socialmente
              de modo a estabelecer relações de empatia, ética e respeito às diferenças.
              - Analisar criticamente estereótipos e preconceitos do culto ao corpo, valorizando a busca da beleza com
              foco na saúde, como consequência de hábitos saudáveis.
              - Fruir e apreciar as manifestações da cultura corporal em grandes jogos, sendo capaz de atuar em processos
              de criação autoral e ressignificar jogos convencionais.
              - Ser capaz de formular propostas, intervir e tomar decisões de criar regras e ou situações que promovam o
              bem comum.
              - Posicionar-se criticamente em diversas visões de mundo quanto a questões: social e econômica na cultura
              do jogo e esporte.
              - Vivenciar os movimentos corporais imbuídos nos esportes, tentando superar seus limites individuais e ser
              capaz de analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder.

              CONTEÚDOS ATITUDINAIS
              - Ser participativo, colaborador e respeitar as regras;
              - Respeitar os diferentes pontos de vista do grupo, quando acontecerem situações de conflito perante as
              regras ou andamento do jogo;
              - Observar os conteúdos da mídia de forma reflexiva das condutas humanas e saber adequá-las ao uso
              próprio, no que tange às várias formas de ginástica de “modismo”;
              - Ter o discernimento na conduta dos movimentos corporais, que não tragam prejuízo aos colegas, quanto
              à força e velocidade;
              - Ajudar e cooperar com colegas em dificuldades;
              - Não destacar a atitude de erro do colega, ao contrário disso, valorizar e incentivar o acerto, promovendo a
              cultura da Paz.

              AVALIAÇÃO: As atividades serão postadas no Classroom, com as datas disponíveis, e serão marcadas
              na agenda do aluno.
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31