Page 26 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 26
Desenvolvimento: A Educação Física e outras disciplinas pretendem levá-los a descobrir, não só o próprio
corpo, mas também as sensações, prazeres, dificuldades e alegrias do contato do corpo com o meio
ambiente, através do exercício da caminhada.
A importância da interação da caminhada (atividade corporal) à natureza se dá quando: contemplamos a
natureza, nos remetemos ao nosso interior e afloramos a nossa espiritualidade, no sentido de valorizarmos
a existência da vida, da paz interior e do equilíbrio.
Quando paramos para refletir sobre nossa maneira de viver e pensamos em mudar, de alguma forma
transformamos a nossa percepção da realidade, e mesmo que nada façamos, ao menos aprendemos a pensar
diferente.
Além do desenvolvimento aeróbio que a caminhada favorece, a vivência com a natureza, com os valores
culturais e históricos que são aprendidos e observados, geram valores criativos e transformadores
necessários ao desenvolvimento da cultura humana.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- GINÁSTICA;
- JOGOS RECREATIVOS E BRINCADEIRAS: Queimadas: individual e de grupo; Vôlei lençol com
bolão; Queimada War; Vôlei resgate com 4 bolas; Malucobol em grupo (variação do futsal);
- ESPORTES: Handebol e Voleibol.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional, para interagir socialmente
de modo a estabelecer relações de empatia, ética e respeito às diferenças.
- Analisar criticamente estereótipos e preconceitos do culto ao corpo, valorizando a busca da beleza com
foco na saúde, como consequência de hábitos saudáveis.
- Fruir e apreciar as manifestações da cultura corporal em grandes jogos, sendo capaz de atuar em processos
de criação autoral e ressignificar jogos convencionais.
- Ser capaz de formular propostas, intervir e tomar decisões de criar regras e ou situações que promovam o
bem comum.
- Posicionar-se criticamente em diversas visões de mundo quanto a questões: social e econômica na cultura
do jogo e esporte.
- Vivenciar os movimentos corporais imbuídos nos esportes, tentando superar seus limites individuais e ser
capaz de analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Ser participativo, colaborador e respeitar as regras;
- Respeitar os diferentes pontos de vista do grupo, quando acontecerem situações de conflito perante as
regras ou andamento do jogo;
- Observar os conteúdos da mídia de forma reflexiva das condutas humanas e saber adequá-las ao uso
próprio, no que tange às várias formas de ginástica de “modismo”;
- Ter o discernimento na conduta dos movimentos corporais, que não tragam prejuízo aos colegas, quanto
à força e velocidade;
- Ajudar e cooperar com colegas em dificuldades;
- Não destacar a atitude de erro do colega, ao contrário disso, valorizar e incentivar o acerto, promovendo a
cultura da Paz.
AVALIAÇÃO: As atividades serão postadas no Classroom, com as datas disponíveis, e serão marcadas
na agenda do aluno.