Page 23 - Previsão 4º ano - 3º Tri
P. 23
Filosofia
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
➔ Verdade e aparência: o que é real?
◆ Vamos explorar o que significa ser verdadeiro e o que é apenas
uma aparência. O que é real? O que é fictício? Como saber o
que é verdade em um mundo cheio de opiniões diferentes?
➔ Realidade e percepção: como cada um vê o mundo?
◆ Vamos investigar como a nossa percepção do mundo pode ser
diferente da percepção dos outros. O que eu vejo é a mesma
coisa que você vê? Como o nosso contexto e as nossas
experiências influenciam a forma como percebemos a
realidade?
➔ Análise crítica: o que significa pensar por si mesmo?
◆ Aprender a questionar é uma das habilidades mais
importantes da filosofia. Como saber se algo é verdade? Como
podemos ser críticos e analisar informações antes de
acreditar? Vamos aprender a fazer perguntas e pensar de
forma mais profunda.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
➔ Participar de rodas de conversa sobre o que é verdade e o que pode
ser apenas aparência.
➔ Realizar dramatizações para explorar como diferentes pessoas
percebem a mesma situação de maneiras distintas.
➔ Ler histórias e fábulas que nos desafiem a questionar o que é
verdadeiro e o que é ilusório.
➔ Escrever e desenhar sobre como diferentes pessoas podem ter
visões diferentes sobre a mesma realidade.
➔ Criar atividades artísticas ou mapas conceituais que ilustrem a
diferença entre o que parece ser e o que realmente é.
➔ Refletir sobre notícias, imagens ou informações e aprender a analisar
o que é confiável ou não.