Page 23 - Previsão 4º ano - 3º Tri
P. 23

Filosofia





                                CONTEÚDOS CONCEITUAIS


        ➔     Verdade e aparência: o que é real?
               ◆     Vamos explorar o que significa ser verdadeiro e o que é apenas
                     uma aparência. O que é real? O que é fictício? Como saber o
                     que é verdade em um mundo cheio de opiniões diferentes?

        ➔     Realidade e percepção: como cada um vê o mundo?
                ◆    Vamos investigar como a nossa percepção do mundo pode ser
                     diferente da percepção dos outros. O que eu vejo é a mesma
                     coisa  que  você  vê?  Como  o  nosso  contexto  e  as  nossas
                     experiências  influenciam  a  forma  como  percebemos  a
                     realidade?
        ➔     Análise crítica: o que significa pensar por si mesmo?
               ◆     Aprender  a  questionar  é  uma  das  habilidades  mais
                     importantes da filosofia. Como saber se algo é verdade? Como
                     podemos  ser  críticos  e  analisar  informações  antes  de
                     acreditar?  Vamos  aprender  a  fazer  perguntas  e  pensar  de
                     forma mais profunda.


                             CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS


        ➔     Participar de rodas de conversa sobre o que é verdade e o que pode
              ser apenas aparência.
        ➔     Realizar  dramatizações  para  explorar  como  diferentes  pessoas
              percebem a mesma situação de maneiras distintas.
        ➔     Ler  histórias  e  fábulas  que  nos  desafiem  a  questionar  o  que  é
              verdadeiro e o que é ilusório.
        ➔     Escrever  e  desenhar  sobre  como  diferentes  pessoas  podem  ter
              visões diferentes sobre a mesma realidade.

        ➔     Criar  atividades  artísticas  ou  mapas  conceituais  que  ilustrem  a
              diferença entre o que parece ser e o que realmente é.

        ➔     Refletir sobre notícias, imagens ou informações e aprender a analisar
              o que é confiável ou não.
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28