Page 9 - Previsão 3º ano - 3º Tri
P. 9
MATEMÁTICA
➔ Características do Sistema de Numeração Decimal
- Ler, escrever, comparar e ordenar números até a ordem de unidade de milhar
com e sem o suporte da reta numérica.
- Agrupar, compor e decompor quantidades em unidades de milhar, centenas,
dezenas e unidades.
- Observar, descrever e construir sequências numéricas a partir de um padrão
estabelecido e de um número qualquer (ordem crescente e decrescente).
➔ Ideias das operações fundamentais (juntar, acrescentar, retirar, comparar, calcular
a diferença, distribuir, adição de parcelas iguais). Adição com trocas até a centena
por meio de diferentes procedimentos de cálculos (uso de material concreto -
Material Dourado e algoritmo convencional - Q.V.L).
➔ Calcular o resultado de subtrações que envolvam troca ou reagrupamento de
ordens.
➔ Resolução de Problemas
- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração que envolvam a ideia de
juntar, acrescentar, comparar e completar.
- Multiplicação, adição de parcelas iguais e organização retangular e divisão -
repartição e equitativa.
- Criar e utilizar diferente procedimento de resolução de problema por meio de
estratégia pessoais, como desenho, esquemas, cálculo mental e escrito.
➔ Tabuada - quadro das tabuadas do 1 ao 10 - construir regularidades em
sequências numéricas.
➔ Identificar diferentes possibilidades de repartir uma quantidade em partes iguais e
desiguais.
➔ Resolver problemas que envolvem a ideia de repartição equitativa da divisão.
A tabuada e a contagem são fundamentais para o desenvolvimento de
cálculos precisos e devem ser objeto de estudo diário.