Page 7 - Previsão 3º ano - 3º Tri
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IV – Componentes Curriculares (conteúdos conceituais e procedimentais)



                                              LÍNGUA PORTUGUESA



     ➔       Gênero de foco: relato de memória.

     ➔       Leitura  e  escuta  (leitura,  compreensão,  interpretação  e  extrapolação):  Localização  de

             informações explícitas e implícitas, extrapolação em outros gêneros que serão visitados ao


             longo do terceiro trimestre (carta, conto e relato de memória).
     ➔       Leitura:  Fluência,  ritmo,  entonação,  reconhecimento  global  da  palavra  são  algumas


             habilidades leitoras que continuarão sendo trabalhadas, desta forma, é fundamental que a

             criança leia um texto DIARIAMENTE.

     ➔       Estratégias de leitura: adaptadas ao gênero trabalhado.

     ➔       Produção Textual: Conhecer e elaborar textos organizados a partir de cenas que auxiliem

             na estruturação dos parágrafos (começo, meio e fim). Outros aspectos, como: pontuação,


             desenvolvimento  do  texto,  coerência  e  coesão  permanecem  como  objetivos  a  serem

             alcançados ao longo do ano.

     ➔       Oralidade: Compreender que a língua falada sofre alterações de acordo com a situação

             comunicativa: entrevista, apresentação de um trabalho, conversa com amigos, conversa

             com professora, defesa de uma ideia são situações que demandam formas diferentes para

             serem comunicadas. Com esse objetivo, permanece como foco de trabalho a expressão

             clara e completa do pensamento.

     ➔       Padrões da escrita (Ortografia e Gramática): Aprimorar a escrita ortográfica por meio de


             atividades reflexivas, como, por exemplo, analisar palavras para descobrir a regularidade,

             usar o dicionário, escrever, validar, construir o sentido do texto de forma clara.

                ★      Ortografia: Palavras com que, qui, qua, quo; Diminutivo de palavras com C na

                       sílaba final; palavras com nh, ch e lh; palavras terminadas em -íssimo, -íssima,

                       -inho; palavras no singular terminadas em S e Z; palavras com x e ch; palavras

                       com g e j.

                ★      Gramática: Tempos verbais: presente e passado; singular e plural: concordância;


                       adjetivos;  sinônimos;  concordância:  masculino/feminino,  singular/plural;

                       pontuação:  dois-pontos  e  travessão;  sinais  de  pontuação;  diálogo:  discurso

                       direto.
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