Page 7 - Previsão 3º ano - 3º Tri
P. 7
IV – Componentes Curriculares (conteúdos conceituais e procedimentais)
LÍNGUA PORTUGUESA
➔ Gênero de foco: relato de memória.
➔ Leitura e escuta (leitura, compreensão, interpretação e extrapolação): Localização de
informações explícitas e implícitas, extrapolação em outros gêneros que serão visitados ao
longo do terceiro trimestre (carta, conto e relato de memória).
➔ Leitura: Fluência, ritmo, entonação, reconhecimento global da palavra são algumas
habilidades leitoras que continuarão sendo trabalhadas, desta forma, é fundamental que a
criança leia um texto DIARIAMENTE.
➔ Estratégias de leitura: adaptadas ao gênero trabalhado.
➔ Produção Textual: Conhecer e elaborar textos organizados a partir de cenas que auxiliem
na estruturação dos parágrafos (começo, meio e fim). Outros aspectos, como: pontuação,
desenvolvimento do texto, coerência e coesão permanecem como objetivos a serem
alcançados ao longo do ano.
➔ Oralidade: Compreender que a língua falada sofre alterações de acordo com a situação
comunicativa: entrevista, apresentação de um trabalho, conversa com amigos, conversa
com professora, defesa de uma ideia são situações que demandam formas diferentes para
serem comunicadas. Com esse objetivo, permanece como foco de trabalho a expressão
clara e completa do pensamento.
➔ Padrões da escrita (Ortografia e Gramática): Aprimorar a escrita ortográfica por meio de
atividades reflexivas, como, por exemplo, analisar palavras para descobrir a regularidade,
usar o dicionário, escrever, validar, construir o sentido do texto de forma clara.
★ Ortografia: Palavras com que, qui, qua, quo; Diminutivo de palavras com C na
sílaba final; palavras com nh, ch e lh; palavras terminadas em -íssimo, -íssima,
-inho; palavras no singular terminadas em S e Z; palavras com x e ch; palavras
com g e j.
★ Gramática: Tempos verbais: presente e passado; singular e plural: concordância;
adjetivos; sinônimos; concordância: masculino/feminino, singular/plural;
pontuação: dois-pontos e travessão; sinais de pontuação; diálogo: discurso
direto.