Page 4 - Previsão 9º ano - 3º Tri
P. 4
E o nosso agir?
Não podemos nos esquecer dos procedimentos que nos
ajudam a compreender os conceitos com que nos
deparamos. Se estivermos, de fato, atentos aos sentidos
presentes em cada ação que devemos executar, teremos em
mãos o ‘mapa da mina’ para a construção do conhecimento.
Eis alguns deles:
✔ Ler e compreender textos, procurando analisar o contexto
em que foram produzidos, para que se possam construir
inferências “autorizadas” por eles.
✔ Avaliar a coesão e coerência presentes nos textos, dando
especial atenção aos marcadores argumentativos. Fazendo
uso desse procedimento, vocês entenderão melhor por que
estudamos as conjunções, entre outras classes de palavras.
✔ Fazer uso estratégico de argumentos. Isto é, saber selecionar
os melhores argumentos tendo em vista o contexto de produção,
o público-alvo.
✔ Verificar, como leitores conscientes, como a
argumentatividade se faz presente em outros gêneros que não
têm como finalidade principal defender um ponto de vista.
✔ Distinguir fato de opinião.
✔ Usar os recursos linguísticos previstos para o trimestre,
procurando aprimorar a competência linguística ao distinguir
norma padrão e língua em uso.